sábado, 18 de abril de 2009

Dúvidas ...

Recuperado de um blog anterior
.

Lembro-me de uma frase que registrei em um filme, creio ter sido em Madre Maria Joana dos Anjos (filme polonês, já com uns 40 ou 50 anos).

Um convento de freiras, em uma aldeia polonesa, na Idade Média, possuídas ou perseguidas pelo demônio, um padre simplório que não consegue entender como Deus permite o Mal, e tenta de tudo para resolver o problema mas nada funciona nem as suas preces nem as suas flagelações ....

Uma noite em desespêro de causa, procura sorrateiramente o rabino da aldeia, única outra pessoa no local com um mínimo de luzes.

Conta-lhe o seu problema e suas dúvidas, ao que o rabino fica muito bravo e lhe diz : "Homem de Deus, com que direito v. vem perturbar meu sono com suas dúvidas? Você por acaso não sabe que tenho as minhas?"

Sim , todos temos as nossas dúvidas. As pessoas mais experientes sabem que as tem. E as pessoas mais sábias, as que se aplicaram à tarefa sabem até dizer quais são. Mas ninguem de certa inteligência acredita que tem as respostas ou soluções.

Apenas os néscios que não se dão conta de suas dúvidas, acham, com certeza, que tem as respostas.

7 comentários:

Polemikos disse...

Por isto, não falo dos meus achaques! Eu lá não sei que os outros tambem os tem !!??

amiga_caçula disse...

Interessante me parece este filme tão antigo!
Dúvidas??? Quem não as têm?
Mas se forem em número reduzido para não abalar a possível FÉ, ótimo!
(coloquei em letra maiúscula a palavra FÉ, para distinguir de uma simples crença).

marianicebarth disse...

A FÉ com letras maiúsculas, priminha, não é a quase ausência de dúvidas? Pois eu tenho muitas, tantas que acho difícil demais ter essa FÉ de que você fala, que pena!...

Turini, explique sua comparação entre "dúvidas" e "achaques"; não entendi o paralelo...

amiga_cacula disse...

A QUASE AUSENCIA DE DUVIDAS...
REALMENTE, ISTO PARA MIM SIGNIFICA FE. (meu teclado nao esta batendo os acentos)

.... qdo se pode raciocinar, compreender!

Polemikos disse...

Primeiro, entendo que Fé é uma forma de Conhecimento, ela é espontânea, não-racional ... aquela história do "eu sei" ... a mesma que olhar, ver uma árvore no meio do jardim e saber que a árvore está lá!!

Agora, minha cabeça me diz que talvez eu deva duvidar de meus sentidos por eles serem fracos, minha cabeça tem dúvidas. Minha Fé não.

Agora, ninguém disse que elas, Fé e Cabeça não possam funcionar juntas!!! Pode se ter Certeza e Dúvida ao mesmo tempo. Um monte de homens brilhantes já referiram este fenomeno ...

Polemikos disse...

Tracei um paralelo, em resposta a um comentário da Amiga_Caçula, entre dúvidas e achaques.

Quem não tem seus achaques? Porque devo incomodar meu semelhante com meus achaques, quando sei (ou deveria saber) que meu semelhante tem os seus.

amiga_caçula disse...

Sou da opinião que somando os meus achaques com os seus, eles ficarão mais fáceis de enfrentar.
É algo que chamo de solidariedade, companheirismo, integração de uns com os outros, entende?

Quanto a Fé acho importante que funcione junto com a cabeça, já que para mim é algo construído dentro de nós. Não é doada, vendida, emprestada e nem pronta; é conquista íntima de cada um.