terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Sobre as mãos ...

.

.

Alguém, uma vez me disse que que as palavras são poderosas e mágicas.

.

Sim, é verdade ... Mas tambem as Mãos.

.

As mãos são poderosas, as mãos são mágicas. O "Despertar dos Mágicos", do tempo de minha mocidade, começa com a frase "Feliz o homem que trabalha com as mãos ...!"

.

As mãos dão carinho, dão conforto, transmitem amor e energia : visualize uma avó acariciando seu netinho, uma mãe sentindo e consolando a dor de seu nenem com suas mãos, um pai segurando e dando força a seu filhinho entre as mãos.

.

Imagine o Mestre impondo as mãos, curando os enfermos, acalmando as águas.

.

As mãos dão prazer, podem nos seduzir e nos prender, arrancar de nosso corpo sintonias e extases.

.

As mãos constroem, criam. São um instrumento impressionante de sensibilidade, as mãos sabem e fazem coisas que nenhum instrumento criado pelo homem jamais poderá duplicar. Imagine a precisão das mãos de um relojoeiro! Ou de um cirurgião. Ou a habilidade, a agilidade de um pianista. Ou a firmeza de um pintor. Ou de um escultor.

.

São a expressão corpórea do nosso senso estético : como jamais alguem poderia dançar (ou praticar Tai Chi Chuan) sem as suas mãos?

.

Elas nos falam de força e de vitória. Elas pedem e imploram por nós.

.

Elas oram por nós. Elas fecham nossos abraços, distribuem tapinhas de amizade, selam nossos acordos, reconhecem nossos amigos .

.

Elas são o fiel auxiliar da cozinheira, sabendo a exata pitada de sal .... elas fazem crochês e tricos maravilhosos, enquanto, sem sequer olhar, as comadres fofocam sobre a vida alheia!

.....

Mas elas tambem demonstram nossa ansiedade e nossa solidão. E sobretudo nossas recusas e nosso isolamento.

Elas ameaçam. Empunham a arma que mata, batem, dão socos e tapas, destroem em sua fúria o que outras mãos construíram com tanto amor. Apertam o botão que vai devastar milhares de seres humanos. São elas que cometem nossos pecados, nossa luxúria. São elas que roubam e profanam.

.....

Mas são lindas, sempre lindas. As reconchudinhas do bebê, as finas e elegantes das mocinhas, as amáveis e sensuais das nossas amantes, as fortes e possantes dos nossos líderes, as rugadas e experientes dos avôs/avós.

.....

.

3 comentários:

Polemikos disse...

A ironia não é com as mulheres ... a ironia é com a situação .... não tenho dúvida que haja homens que usem cintas, mas não fazem propaganda na televisão.

Veja que o último parágrafo fala sobre homens - ou melhor dizendo, seres humanos - que estão todos sujeitos, homens e mulheres, a esta síndrome.

amiga_caçula disse...

ESTOU ATRASADA NOS COMENTÁRIOS, POIS ESTOU MUITO OCUPADA, MAS VOU TIRAR O ATRASO, LOGO QUE DER!

amiga_caçula disse...

ACABO DE LER ESTE TEXTO COM ATENÇÃO E FIQUEI ENCANTADA.
PRINCIPALMENTE QUANDO FALA DO MESTRE "IMPONDO" AS MÃOS!

TAMBÉM UMA DAS COISAS QUE FAÇO É "IMPOR AS MÃOS", MAS QUEM SOU EU PERTO "DELE"????

COMO DIZ UM LIVRO DE GIBRAN...."Jesus o filho do homem" no capítulo ROMANOUS, UM POETA GREGO"..."Uma vez eu também me considerei poeta, mas quando estive diante Dele, soube o que é empunhar um instrumento de uma corda só, diante de quem comanda todos os instrumentos".