quinta-feira, 9 de junho de 2011

A Síndrome do Canto do Cisne

Existe uma crença que o "cisne mudo", uma variante do cisne branco, entoa uma linda canção antes de morrer.
Assim como os lobos não uivam para a lua cheia, tambem ficou, há tempos, esclarecido que não existem cisnes "mudos" e tambem que não há verdade na lenda sobre o canto antes de sua morte.
Mas ainda hoje, persiste esta imagem romântica na arte e na poesia.
Seja lá como for, a frase "canto do cisne" se refere metaforicamente a qualquer tentativa ou esforço para conseguir sucesso em um empreendimento, na última oportunidade que se apresenta. Geralmente, de forma teatral ou dramática, com a conotação de que o protaganista tem a consciência que esta é a sua última realização em sua existência, tendo investindo tudo em um derradeiro magnífico esforço.
Filosoficamente, é verdadeiro que não sabemos quando vamos encerrar nossa vida terrena, e que, no fundo, toda obra ou realização nossa bem pode ser um "canto do cisne".
Esta síndrome chega a ser bem patente na vida de muitos artistas que cessam de criar - e se retiram do cenário - após produzirem suas obras de maior relevância.
Existe tambem uma patente tendência na chamada terceira idade, de desistir de lutar por anseios vitais ou de se engajar em realizações pessoais, pela crença de já terem dado seu "canto do cisne".

Nenhum comentário: