terça-feira, 6 de agosto de 2013

Depressão ...

.
.
"A culpa é das estrelas" de John Green.


"A depressão {aparece como} um dos efeitos colaterais {da doença} só que , na verdade ela não é um efeito colateral da {doença}. A DEPRESSÃO É UM EFEITO COLATERAL DE SE ESTAR MORRENDO."


Ou se se quiser expandir a coisa, um efeito colateral de estar ficando velho (que não deixa de se estar aproximando da morte). 


Um livro interessante e bem escrito. Sobre dois adolescentes em fase terminal de câncer. Um verdadeiro estudo tanatológico, sem ser macabro ou tétrico. Os adolescentes, no livro, parecem bem mais maduros que sua idade cronológica.


.

5 comentários:

GiAraujo disse...

Discordo quando você diz que a depressão é coisa da velhice ou de doentes terminais. Tenho tido contato com muitos jovens, sem quaisquer motivos aparentes, imersos de sérios processos depressivos. Creio que depressão é uma doença emocional ou espiritual e tem que ter tratamento adequado. Por outro lado, tenho tido a chance de admirar a minha nora Luciana que trata um CA bastante agressivo e nos contamina com seu bom astral e confiança na cura integral!

Polemikos disse...

Há dois tipos de depressão. Uma de origem somática, química. E esta só se cura com remédios, me diz umamigo médico.

Outra de origem psíquica - ou espiritual, como você queira. De causas variadas.

É frequente que se manifeste em idade avançada, quando a pessoa SE SENTE ENVELHECER. Perdendo as forças e a agilidade. Sofrendo dos achaques típicos dos "reumatismos" (artrose, tendinite, etc ...). Perdendo amigos, parentes e ídolos. Necessitando mais do que nunca de se sentir amado e vendo suas possibilidades de amorosidade se esvairem. Criando consciência de suas lacunas de memória e lerdeza mental. Não tendo ocupações significativas. Não achando mais graça nas coisas corriqueiras. Etc, etc ...

Se não é depressão, ao rigor da palavra, é algo bem próximo.

Por sinal, o que é CA?

GiAraujo disse...

CA é a abreviatura médica para Câncer, Giuseppe. Ontem, a Lu esteve aqui em Goiânia. Ela está bem, quase terminado a radioterapia! Veio para a festa de dez anos do filho da Helen e do Marcos, que é meu afilhado, lembra-se?
E tenho tido muito contato com pessoas em processo depressivo. De todas as idades, sabia? Mas sempre achei que você ficaria melhor ensinando algo voluntariamente... Você detém tanto conhecimento, é alguém tão prestável, precisa compartilhar de alguma maneira...Pense nisto!

Polemikos disse...

O segredo, você o disse, voluntariamente, espontaneamente.

A pessoa que faz as coisas para ser santo, nunca vai chegar lá. Lí isto num romance, recentemente e está certo. Não adianta forçar : isto automaticamente anula o esforço.

GiAraujo disse...

Bem, nunca pensei que sugerir-lhe nada com o objetivo de você conseguir alguma especie de santidade, Giuseppe! Vc tem o sol em Capricórnio como eu e geralmente a gente gosta de trabalhar de alguma forma... Trabalho prazeroso é muito bom! Nunca me cansei de ministrar aulas. Eu me transcendia naqueles momentos. Deve ter algo que você goste de fazer...E, quem sabe, conseguisse compartilhar isso com alguém? Não precisava ser muito ninguém muito necessitado, não. Podia ser até esta sua amiga aqui.... rsrsrs Vc me ensinou a abrir o blog, lembra-se?