sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Anotações à margem de uma leitura (1)

Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.
Clarice Lispector ...
.
.
Estou lendo um livro sobre filosofia da mente. Lógico, para tenter entender! E embora, eu acho lindo o pensamento da Clarice, algo visceral, profundo e verdadeiro, não resta a menor dúvida que, para mim, entender faz parte do meu viver.
.
Portanto, sei que pode soar esquisito ... mas gosto de matutar com meus botões, remoer as grandes questões cósmicas, meditar, etc ... Afinal, há quem tem verdadeira paixão pelo futebol ou por corrida de automóveis, porque eu não poderia simplesmente gostar de "filosofar"?
.
.

9 comentários:

marianicebarth disse...

Eu acho que isso de querer entender tudo parece que está no sangue da gente.
"Para entrar no coração, precisa primeiro passar pela mente"...

Polemikos disse...

Quem escreveu isto (de passar primeiro pela mente)? Achei bem interessante.

P.S. Quanto a querer entender, não é tudo mundo que tem este ímpeto. Tem pessoas que tem verdadeira ojeriza a entender ou sequer pensar e que só dão valor ao emocional, ao gostar ...

marianicebarth disse...

Essa frase é minha. Uso-a sempre. Não há jeito de mudar, infelizmente, pois gostaria de não ser tão "filtrante". Últimamente, quando me perguntaram se eu tenho Fé, respondi que tenho pouca. Mas a resposta deveria ter sido outra: não tenho pouca fé, na verdade tenho muitas dúvidas em relação às diversas doutrinas que andei estudando.

Anônimo disse...

ESSE É O GRANDE PROBLEMA, NICE!
EXISTEM COISAS QUE PRIMEIRO PARTEM DO CORAÇÃO, PARA DEPOIS SEREM PASSADAS PELO CRIVO DA RAZÃO COMO A FÉ E TUDO O QUE A ELA SE REFERE.

Anônimo disse...

E DEPOIS, O QUE É A fÉ? SERÁ A CERTEZA DE ALGUMA COISA OU MUITO MAIS QUE ISSO?

marianicebarth disse...

Por isso é que eu disse que gostaria de ser menos filtrante...

Polemikos disse...

Pouca fé?

Ter fé é um pouco como estar grávida. Não se pode ser "um pouco" grávida.

Ou seja, ou a gente tem fé. Ou não tem.

Alias, diga-se de passagem : a gente pode ter fé (em nosso coração) e ao mesmo tempo, ter dúvidas (em nossa cabeça).

Polemikos disse...

Agora, uma pergunta :

A Fé é uma atitude do indivíduo?

Ou uma Graça concedida por Deus?

Anônimo disse...

Acredito que a Fé é uma atitude do indivíduo. Esse Deus parcial e protetor apenas de alguns, não é o Deus que Jesus chamou de Pai.