segunda-feira, 19 de abril de 2010

A prova

.
A maior parte das discussões sobre Religião se centra sobre o problema da Fé. Uma coisa tão complicada que, segundo alguns teólogos, não existe Salvação sem Fé!
.
Mas, a coisa complica ainda mais, quando alguns teólogos vem a público e afirmam que a Fé é uma Graça concedida por Deus. E que não há nada que se possa fazer a rigor para conseguí-la, nenhum ato meritório, nenhuma vida exemplar, etc ...
.
Me soa bastante injusto. E embora não possamos, a priori, atribuir à Divindade, características humanas, fica difícil entender uma "injustiça" deste porte.
.
Por outro lado, existe uma esperança para os que não têem uma Fé inata.
.
Se abandonarmos, por um instante, o conceito de um Deus pessoal, antropomorfo, o bom velhinho de barbas e cabelos brancos, que me parece altamente improvável (assim como qualquer versão mais moderna como a símpática cozinheira negra da Cabana), não precisamos abandonar a crença em Deus.
.
Existe à base de toda a atividade científica (e racional), o princípio da causalidade. Que diz qualquer coisa assim : não existe um efeito sem uma causa. Ou seja : não existe nada que não tenha sido causado por alguma coisa. Desta forma, tudo que existe no mundo, hoje, foi causado por alguma coisa anterior. E esta coisa anterior, por outra anterior. E assim por diante. Até chegarmos, por uma questão de lógica, à alguma coisa que precedeu todas as outras. A Causa Original ou Primordial.
.
O problema é que isto aconteceu a muitos éons atras, muito antes do aparecimento dos homens! E fica muito difícil de dizer algo sobre a Natureza desta Causa Primordial. Que provavelmente, não se parecia nem um pouquinho com o tal bom velhinho de barbas e cabelos brancos!!! Falar de características humanas (bondade, justiça, amor) para esta Causa Primordial, é tambem algo bastante temerário.
.
Alias, falar qualquer coisa sobre esta Causa Primordial é muito temerário.
.
Se não nos sentirmos à vontade sobre o conceito de "Deus", podemos evitar a palavra. E acreditar como muitos filósofos na Causa Primordial. Que não ajuda muita coisa, pois não podemos saber, nem dizer nada, nem sobre um, nem sobre a outra.
.
Mas o que acontece é que fica mais fácil para um espírito racional aceitar a existência de uma Causa Primordial. Enquanto que os múltiplos, variados e frequentemente inconsistentes conceitos de Deus, levam a uma natural desconfiança!
.
Feita a prova "racional", resta a dúvida do que fazer com ela. E de se dar conta que isto ainda não nos ensina como conduzir nossa vida. Uma hora qualquer vamos ter que apostar sobre o que fazer!
.
E rezar para que seja a coisa certa!
.
.

15 comentários:

Polemikos disse...

Este post, definitivamente, foi escrito pensando nos comentários do Shiost.

amigacaçula disse...

CREIO QUE ESSES CONCEITOS DE DEUS ATÉ AUXILIAM ALGUÉM RACIONAL, A SE AFASTAR DE TUDO O QUE SE REFERE À FÉ.

amigacaçula disse...

EU ENTENDI O QUE VOCÊ QUIZ DIZER.

E ESTOU REFORÇANDO SUA IDÉIA, DIZENDO QUE AS PESSOAS RACIONAIS SÃO INCAPAZES DE ACREDITAR "NUM VELHINHO" QUE CASTIGA UNS E AGRACIA OUTROS!... O DEUS ANTROPOMÓRFICO QUE NÓS, NA CONDIÇÃO QUE ESTAMOS, PODEMOS CONCEBER!

SEGUNDO O QUE ACREDITO, FÉ É CONQUISTA DE CADA UM, NÃO DADA POR NINGUÉM E DESENVOLVIDA A CADA NOVA EXISTÊNCIA.
NO COMEÇO, RUDIMENTAR.... NUMA COISA, NUMA PESSOA, NA NATUREZA... NUM DEUS SEGUNDO AS NOSSAS CAPACIDADES DE EVOLUÇÃO, CHEGANDO GRADATIVAMENTE AO "DEUS" CÓSMICO... TÃO INATINGÍVEL AINDA POR NÓS!

PORTANTO... NINGUÉM É AGRACIADO!

Polemikos disse...

Amiga_Caçula.

Não sou contra ter Fé.

Mas, quem não foi agraciado, faz o que?

Antônio disse...

Perdido pelo mundo, resolvi assistir a algumas sessões em um grande centro espírita tradicional, aqui de Limeira. Como era ( e continuo sendo) um ignorante em termos de religião, um chefinho do centro me encaminhou às aulas de iniciação. Já na primeira aula, o instrutor disse: "O mais importante é ter fé em Nosso Senhor Jesus Cristo." Não preciso dizer ue foi a primeira e última aula que assisti...

Antônio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
primacaçula disse...

COMO SEMPRE MEU IRMÃO SHIOST E SUAS OPINIÕES SINCERAS...
PRIMEIRO, AO CHEFINHO DO CENTRO QUE PEDIU APENAS PARA TER FÉ EM JESUS. ALGUM PROBLEMA?

ESSE MESMO JESUS MARAVILHOSO, TEM PROCURADO ESTAR BEM PRÓXIMO A VC. ATRAVÉS DOS SEUS ENVIADOS, QUE A IMENSA FÉ DA SUA ESPOSA "CHAMA" A TODO INSTANTE.

SEGUNDO, DIZER QUE ESCREVER EM MAIÚSCULO SIGNIFICA "GRITAR", IMPOR NOSSA OPINIÃO!
ME DESCULPE, MAS ADORO ESCREVER ASSIM, INCLUSIVE NOS E-MAILS CARINHOSOS QUE ENVIO AOS AMIGOS. COMO DIZ A MATÉRIA DA NICE..."O QUE É BOM PARA MIM PODE NÃO SER PARA OS OUTROS"...ACHO QUE SERIA LOUVÁVEL DEIXAR A CADA UM A ESCOLHA QUE QUISER!
BJO!

BJO!

amigacaçula disse...

DESCULPE, TURINI!
ESCREVI PRIMA CAÇULA.

Antônio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Polemikos disse...

Shiost, eu concordo com você e eu teria a mesma reação. Se fossemos num santuário budista, nos pediriam pra ter fé em Buda. Ou numa mesquita, para ter fé em Maomé. Ou coisa que o valha.

Ter fé na vida é importante, tenho certeza, porque nossa mente é limitada e não abarca tudo. Mas não sei se deve ser tão incondicional assim. A coisa tem que *nascer* em nós. Como a inspiração de um artista. Senão, não tem valor!

Antônio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
oracm disse...

Concordo! Acho que a fé tem que brotar em nós, cabendo a cada um se esforçar para isso.

Acho esses assuntos muito complicados, pois são experiências pessoais intransferíveis, impossíveis de serem descritas por palavras, que podem correr o risco de levar ao desrespeito e desentendimento de opiniões!

Talvez porisso, até a exclusão de algum comentário.

Polemikos disse...

Shiost :eu lhe garanto que não fui que apaguei seus comentários. Para mim tanto faz se são maiusculas ou não, vale o conteudo dos comentários.

amigacaçula disse...

PENSEI, NA MINHA SANTA IGNORÂNCIA QUE SÓ OS DONOS DO BLOG PODIAM APAGAR, NÃO OS COMENTARISTAS.

É bom saber, pois às vezes não vale a pena escrever certas coisas... não levam a nada, compreendem?

Antônio disse...

Polemikos
Eu mesmo apaguei os comentários, pois estavam desvirtuando completamente a postagem original.