segunda-feira, 3 de maio de 2010

A Lógica é Suicida

Caos_e_Ordem deixou um comentário em meu post "Razão". Achei mais um fã do Osho.

Osho pode não ter sempre razão. Foi acusado muitas vezes de ter sido um mercenário. E, convenhamos, deixa mesmo esta impressão. Certamente, foi um defensor da riqueza e do enriquecimento. Nunca fez muito segredo disto.

Mas seja lá como for, Osho obriga a pensar. E por isto, gosto dele.

Zecão está certo. O texto dele vale a pena ser lido e meditado.
http://gdaleth.vilabol.uol.com.br/logica.html

Algo que chama a atenção quando a gente compara a natureza da intuição, com a da lógica (raciocínio, intelecto, razão) é o seguinte :

A intuição é "instantanea", concomitante com o objeto. Sempre desconfiamos da intuição e sempre teremos alguma dúvida sobre sua validade., que não podemos "comprovar". A não ser pela fé que tenhamos nela, ou em nós mesmos, no momento.

A lógica, o raciocínio dão a impressão de serem altamente confiáveis, controláveis, reprodutíveis. Nem sempre estarão certos, não tem condições de abarcar assuntos que não sejam "lógicos" .... mas podemos comprovar, repetir e verificar o processo.

O que chama atenção na lógica e no raciocínio é que levam tempo. Sempre. O tempo é um componente essencial da lógica! Não existe tempo na intuição.

Ora, ora, o tempo é o componente essencial da vida desperta como a conhecemos na terra. E o destino do nosso tempo é a Morte.

Portanto, a lógica, em sua naturea, contem um fator certo de Morte.*

Mais um motivo para se dizer que a Lógica é suicida!

-----------------------------------------------
* A idéia não é minha : lí em um livro esotérico cujo autor nãoi recordo no momento.

10 comentários:

Antônio disse...

Li o texto do Osho e deparei de novo com a bendita "Fé", se contrapondo à "Lógica, à Razão". Pelo jeito, não tem jeito mesmo, tem que ter fé.

irmãcaçula disse...

Caro mano Shiost!
Pergunte à Lucy porque ela continua sempre com uma palavra de ânimo para quem tem problema!
É por causa da "DITA CUJA"!

Quanto ao Osho só o conheço através do que as pessoas falam. Meu tempo é curto e quando leio, confesso que procuro apenas acrescentar o que já faz parte da minha "CRENÇA"!

amigacaçula disse...

Desculpe...amiga_caçula

Polemikos disse...

Nem sei porque te apelidam de Caçula, mas percebo que é carinhoso e portanto, entro no coro.

O que você usar, Irmã, Prima ou Amiga, eu recebo com prazer;

Polemikos disse...

Shiost. Você já teve alguma intuição na vida? Se já teve, então você sabe o sentimento que vem junto, de você ter aquela certeza que aquilo está certo, você não sabe como ... mas você sabe.

Então, Shiost tranquilize-se, fé é apenas isto. Não tem os "whistles and bells" (apitos e sinos) que os romanticos atribuem ao amor,

E que tambem não acompanham a fé.

amigacaçula disse...

"CAÇULA"... porque o meu irmão Shiost se refere a mim como a irmãzinha caçula que só tem 61 anos!rrss..rrss...

amigacaçula disse...

Por falar em Shiost.... RESSURJA, por favor nos blogs!

Sentimos sua falta!

Antônio disse...

Turini

Coloquei uma postagem hoje no Refulgir. Dê uma chegada lá. Gostei da nova explicação sobre a fé.

timtim disse...

Caro Shiost, na minha "lógica clerical",(reconheço, eivada de pré-conceitos), não "TEM QUE TER FÉ".
FÉ, para nós, é um dom e muito precioso. Como a recebemos? É dom, é gratuita, mas, certamente a vivência familiar, ou social, ou grupal, colaboram para que recebamos este dom. Jeus - Mestre por excelência - ensina que podemos pedir o dom da Fé, podemos pedir para que ela aumente. "Creio, Senhor, mas aumentai a minha Fé". Acho tbm que nós podemos receber este dom, ao retirar impecilhos. E podemos tbm receber o dom, por uma benevolência do Criador, ao considerar nossa vivência.

amigacaçula disse...

Como já disse noutro comentário, Fé para os espíritas, é algo que se conquista gradualmente ao longo das reencarnações, assim como as virtudes!