terça-feira, 28 de setembro de 2010

As dimensões da Arte

.
Não, não vou falar das dimensões sócio-culturais (e até políticas) que se atribuem à Arte. Isto foi feito ad-nauseam.

Vou falar de algo muito mais básico : as dimensões básicas da Natureza.

São 4, três espaciais e uma temporal.

Pintura tem duas. Escultura tem três. E são absolutamente estáticas e instântaneas. Não transcorrem no tempo, embora frequentemente o sugerem ou evocam. Necessário apenas para confeccioná-las!

A música, assim como o canto, tem apenas uma. Faz parte da família das artes performáticas.

A rigor, o teatro e o cinema tambem. Embora, se reconhecem duas espaciais no cinema e três no teatro, elas são apenas aparentes. Dizer que o cinema não tem relevo é um tanto falso, uma vez que o movimento cria a sensação virtual de profundidade. Seria quase como dizer que teatro e cinema tem 4 dimensões.

A dança tem 4 dimensões. A ocupação do espaço pelos corpos em movimento é complementada por um transcurso no tempo, ditado pela música.

A literatura é tambem uma arte de uma dimensão. Ao contrário das artes performáticas tradicionais, a performance é executada pelo próprio espectador (leitor)!

Tem arte como poesia que, ora é leitura, ora é teatro.

6 comentários:

amigacaçula disse...

Obrigada pelos muito esclarecimentos. Sou ignorante a respeito.

Em relação à literatura que é a que aqui nos interessa peço a você também, que escreva mais!

amigacaçula disse...

MUITOS...... DESCULPEM!
Na hora da pressa!

amigacaçula disse...

Olá, vovó!
Viu o blog do nosso amigo aqui???

GiAraujo disse...

Sim, concordei e achei interessante a sua reflexão sobre as dimensões da arte. Mas você sempre busca temas racionais para discussão. Quando digo coisas mais simples, posso me referir às coisas do cotidiano, às suas emoções no momento...
Por exemplo, quero escrever sobre as cigarras ouvidas aqui na Shamballa... Vc tem uma sensibilidade e tanto! É um artista! Por que não compartilhar o que sente às vezes?

O que você entende por "coisas mais simples"? Minha visão sobre arte é um pouquinho mais ampla que esta observação das "dimensões". Por exemplo, acredito que as obras de arte já pre-existem em um outro nível deste nosso mundo, e que o artista, quando tem inspiração, está apenas "vendo" estas obras, e sua função é trazê-las a este mundo, assim como uma parteira ajuda a trazer os bebes (reflexão de um crítico inglês). Acho isto uma coisa mais básica sobre Arte. E na minha definição, mais "simples", mas te garanto que a maioria das pessoas a quem apresentei esta idéia, acham MUITO DIFÍCIL de entender, quanto mais acreditar.

Bem, sua visão é avançada porque vc é um espírito evoluído. Daí, saber que tudo acontece primeiramente no mundo real para depois vir para o mundo ilusório e efêmero dos encarnados... E, claro, que muita gente não acredita nisso, mas que importância tem? Cada um tem o seu ritmo próprio, pensa e age de acordo com a sua capacidade naquele momento.

Abreijos gratos pela visita crítica ao blog hoje!
Com carinho / Regina

amigacaçula disse...

GiAraujo

Sabe que adorei o seu cometário porque minha alma acredita profundamente no que disse..."A função do artista é apenas trazer as obras já existentes, a este mundo".

amigacaçula disse...

E agora, prima, que já está solta, dá para continuar com as histórias???
Bjo!