quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Alexandrie ... um capítulo de minha vida

Georges Moustaki, foi cantor em francês pouco conhecido por aqui, mas que fez um certo sucesso na França nos idos de 50-60. Foi amante de Edith Piaf, para quem compos Milord que o foi o primeiro sucesso dela. Uma das músicas menos conhecidas dele é "Alexandrie"

O que tem Moustaki comigo?

Justamente esta música. GeorgesMoustaki era um "grego" do Egito, assim como Omar Shariff era um "libanês" do Egito. E assim como eu sou um "italiano" do Egito.

Nasceu e viveu em Alexandria antes de ir para a França. E eu, vivi em Alexandria dos 2 aos 17 anos, que foi toda minha vida no Egito antes de vir para o Brasil. E por sinal, Georges, cujo nome real era Joseph, como o meu, estudou no mesmo Colégio (lycée) onde estudei. Alguns anos antes, claro, ele é um pouco mais velho.

"Alexandrie" é uma música que canta a saudade de nossa terra.

Pode se ouví-la no YouTube com

http://www.youtube.com/watch?v=yOEqeZlW6Oc

A letra para voces



Eu lhes canto minha saudade

Minhas lembranças não envelheceram

Ainda tenho o “mal do país”

Já são mais de (cinquenta e tres) anos
Que vivo distante de onde nasci
Vinte e cinco invernos em que remôo

Na minha memória ainda comovida
Os perfumes, os odores e os gritos
Da cidade de Alexandria
O sol que queimava as ruas
Onde a minha infância desapareceu

O canto da oração às cinco horas
A paz que me subia ao coração
A cebola crua com o prato de favas
Que nos pareciam um banquete de sonho

O narguilé (cachimbo de água) nos cafés
E o tempo de filosofar
Com os velhos, os loucos, os sábios
E os estrangeiros de passagem
Árabes, Gregos, Judeus, Italianos,
Todos bons mediterrânicos,
Todos companheiros do mesmo bordo

Quero cantar para todos os que
Não me chamavam (Turini)
Mas me chamavam Joseph
Era mais suave, era mais curto

Amigos das ruas ou do liceu
Amigos do lindo tempo que passou
Aprendia-se a beijar
Nunca sabia-se o bastante
Tudo isto faz quase uma eternidade
Que a minha infância me abandonou

Ela retorna como um fantasma
E me traz de volta ao seu reino
Como se não nada tivesse mudado
E que o tempo tivesse congelado

Me perdoem se eu devaneio
Para curar da minha nostalgia


Vocês me compreenderão, tenho certeza

Cada um de nós tem a sua ferida
O seu canto de paraíso perdido
O seu pequeno jardim proibido

O meu chama-se Alexandria
E é ali, bem distante de onde estou

Um comentário:

amigacaçula disse...

Que lindo, Joseph....
Até eu fiquei com saudade de muitos lugares onde já vivi!!!

Nice.... "Cadê você.... ó Mãe de DEUS".... conhecem essa música? É de Dorival Caymi.Não me lembro o nome!

Será que o seu Blog está com a missão cumprida? Não devo acreditar nisso!

Cadê suas histórias para nos encantar, viajar, sonhar?
Ainda bem que podemos contar com este amigo aqui!