domingo, 7 de novembro de 2010

Lobo uivando




Uma vez me perguntaram com que animal eu mais me identificava.

Um lobo, foi a minha resposta instantânea. Assim sem pensar!

A imagem mais comum que a maioria tem - e da qual eu também partilhava - era de um ser uivando em noite de lua cheia.

Parece que é apenas um mito. Os lobos não uivam para a lua. Apenas são mais visíveis em noites de lua cheia.

São animais caçadores e uivam mais freqüentemente à noite, é verdade. Mas uivam com lua cheia ou sem ela. Uivam para juntar a matilha pois caçam em grupo.

Ou seja, são animais que não vivem propriamente em grandes bandos, são de fato até um tanto solitários, fieis e carinhosos com sua parceira e sua cria. São animais inteligentes que sabem se organizar e sabem do valor gregário. E uivam para se chamarem e ficarem juntos.


Adenda :

1. The pack, the basic unit of wolf social life, is usually a family group. It is made up of animals related to each other by blood and family ties of affection and mutual aid.

The core of a pack is a mated pair of wolves - an adult male and female that have bred and produced young.

The other members of the pack are their offspring: young wolves ranging in age from pups to two and three-year-olds.

2. his greatest impression of wolf social life was how friendly they were with each other.

3. Para os nativos americanos, o lobo é um símbolo espiritual poderoso. Eles são considerados como professores "descobridores de trilhas".

Os índios respeitavam a bravura do lobo como caçador, sua determinação, e a maneira como ele se movia silenciosamente pela paisagem. Eles ficavam emocionados com seu uivo, o qual eles algumas vezes consideravam como uma conversa com o mundo espiritual. O lobo aparece em muitas lendas como um mensageiro, um viajante de longa distância e um guia para qualquer um que esteja buscando o mundo espiritual. Ele era o presságio de novas idéias que retornavam ao clã para ensinar e compartilhar a medicina.


O lobo é o grande professor. O lobo é o sábio, que após muitos invernos no caminho sagrado e buscando os caminhos da sabedoria, retorna para compartilhar seu conhecimento com a tribo. O lobo é tanto o radical quanto o tradicional na mesma respiração. Quando um lobo caminhar até você, você se lembrará.


Os mais velhos nos contam estórias sobre nosso início e de um tempo quando o ser humano apareceu na Terra. Foi o lobo que ensinou aos humanos os caminhos de viver em harmonia. Foi o lobo que nos ensinou como criar a comunidade sobre a Terra, pois os lobos têm um conhecimento intuitivo da ordem no meio do caos e eles possuem a habilidade para sobreviver à mudança, intactos.


Quando um lobo se aproxima de você, a própria presença do lobo reacenderá antigas memórias dentro de sua alma. Através do atrito da experiência você reacende as fogueiras individuais da alma interior e questiona as manifestações da sua própria consciência. Você pode possuir uma coisa somente quando você vier a possuir a experiência emocional dela, e perceber a responsabilidade por sua criação. Então você estará livre para continuar. A medicina do lobo pode fazer você completo.


.

8 comentários:

amigacaçula disse...

Bonito, seu comentário sobre os lobos e se for parecido com eles, deve ser alguém bom de se conviver.

Eu talvez me identifique a cada situação com um animal diferente, mas quando brava sou uma "serpente venenosa".... só com alguns, felizmente.

Estou tentando me modificar, mas a cada dia acredito mais na reencarnação, pelo fato de mudarmos muito pouco numa vida apenas.

amigacaçula disse...

Existe uma diferença entre o animal que se assemelha a mim e o que eu desejaria ser.

Eu me pareço com muitos, mas no momento não saberia escolher um de minha preferência.

Talvez o cavalo pela beleza. Mas se nem mesmo me ligo a ela.....???

Talvez por eu adorar cavalos!
Gostaria de ter um Haras. É bom sonhar, não?

primacaçula disse...

Não sabia disso! Interessante! Acho que é a minha lição de casa!

marianicebarth disse...

Oi, Lobo, apareça no meu blog.

GiAraujo disse...

Sim, Giusepe, não me lembrava de que lhe havia perguntado que animal vc preferia, mas houve uma época em que estive muito envolvida com o xamanismo e a psicologia transpessoal e nessas áreas a identificação com o nosso animal pessoal faz parte do exercício para autoconhecimento.
E acredito que você possa deter muitas das qualidades dos lobos! Afinal, o lobo é um cachorro selvagem e grande estrategista. Soube que ao contrário do
que se pensa, os lobos são um exemplo de inteligência, dignidade e respeito para com os seus iguais. Além disso, os lobos deram ao ser humano o seu melhor amigo, o cão. Ao invés de exterminá-los, deve-se aprender com eles -
aliás muitas pessoas já se deram conta disso. Sabemos que os lobos vivem, geralmente, em alcateias, que são as suas famílias. Nesses
grupos há um casal dominante chamado de alfa, outro casal, chamado beta, que fica com o "comando" secundário do grupo e um lobo ômega - que ganha esse
nome por ocupar a posição mais baixa na hierarquia da alcateia.
O macho alfa é quem toma as decisões na alcateia. Ele tem a força e habilidade de caça superiores às dos outros lobos. Sua companheira, que é seu par por toda a vida, comanda as fêmeas do grupo, e é a vice-líder, isso
é, na ausência do alfa é ela quem toma as decisões do grupo. A sobrevivência da alcateia depende da sabedoria e liderança do casal alfa.
Dizem que podemos aprender com os lobos: respeitar os mais velhos, ensinar os jovens, proteger a família, cooperar com o grupo, retirar da natureza apenas o necessário, seguir as próprias leis e aprender com os erros... Pelo tanto que o conheço sei que vc já domina a maioria destas práticas, Lobo Turini!
Seria você um macho alfa?
Tenha um ótimo final de semana, de preferência na praia de Barra do Una e junto aos netinhos!
Abreijos quânticos

GiAraujo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
GiAraujo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
amigacaçula disse...

Interessante. adorei conhecer a organização social dos lobos, principalmente sua fidelidade à "esposa" rsss... outros animais também assim são.

Parabéns, Turini
De acordo com a sua amiga, você possui qualidades importantes!