sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Curtas vidas ...

Já estou me aproximando dos 68 anos. A morte tem estado mais perto, amigos e parentes tem morrido à minha volta, atores e personalidades que admirava.

Não, não tenho propriamente medo da morte. Ou seja não passo o tempo todo pensando nela, terrificado com a idéia. Quer dizer, não sei como será quando a enfrentarei ... mas não vivo ansioso e apavorado, me dói um pouco saber que talvez não terei feito o suficiente quando ela chegar ... mas aí, devo reconhecer que terá sido muito mais pela minha culpa, minha indolência e falta de zelo, do que por ela ter chegado muito depressa .... isto sim, as vezes me deixa um pouco deprimido.

Mas basta um pouco de sol .... e me reanimo instantaneamente com este nosso lindo planeta .... de montanhas e rios e mares maravilhosos; de flores e plantas de tamanha beleza que congelam nossos corações; de pássaros e peixes e leões e tantos outros bichos nossos irmãos, que com sua inocência e magnificência, enchem este nosso planeta de vida e fervor.

Até meus humanos semelhantes, tão selvagens, tão cheios de si, vaidosos, cruéis, cheios de ganâncias, conflitos e guerras, até eles, devem ser perdoados por conta das belezas que criaram em seus cânticos e suas canções, em seus livros, em suas artes, pequenas e grandes, em suas catedrais e seus templos, em suas casas e suas cidades, e pela infinidade de coisas, engenhosas - e às vezes até grandiosas - que conseguiram gerar, malgrado sua fragilidade e suas limitações.

E suas curtas vidas.

Um comentário:

marianicebarth disse...

Dizem os espiritualistas que a vida é apenas uma curta estadia neste mundo físico maravilhoso e terrificante ao mesmo tempo e que a morte é apenas uma passagem para outro plano.
Que temos muitas vidas e muitas mortes... até chegar à Casa, nosso Lugar Verdadeiro.