sexta-feira, 28 de março de 2008

Considerações sobre a Inteligência - 1

.
Vamos inicialmente definir a inteligência como sendo a faculdade que nos permite, no estado comum de vigília, avaliar e compreender as percepções do mundo e pensar, no sentido de raciocinar, ou seja a faculdade cognitiva sobre a qual se baseia a ciência racional. E que não inclui outras funções mentais como
a emotividade e a vontade
.
Prezo a minha inteligência, agradeço o que me foi dado e espero estar fazendo o melhor uso dela. Aprecio a Inteligência Humana que nos deu a ciência e a tecnologia moderna, mas a inteligência sozinha, sem moralidade, sem força de vontade, sem fé e esperança, sem amor, conduz a um beco sem saída. Porque tem um limite para as coisas que a inteligência pode abarcar, porque a inteligência pode ser um razoável guia lógico mas é altamente ineficaz e insuficiente para controlar nossas emoções e nossos instintos, porque a inteligência não vai gerar a motivação e o ímpeto que vão sustentar nosso desenvolvimento pessoal.
.
A Bondade e a Compaixão não tem nada a ver com a inteligência. Tem um monte de gente inteligente destruindo seus concorrentes e seus semelhantes, fazendo guerra, construindo armas e tecnologias do fim-do-mundo . Inteligência não dá discernimento moral, nunca conseguiu construir uma base sólida de ética, não ajuda a distinguir o Bem do Mal, quando muito monta o esquema de argumentação para justificar os fins.

.
Quantas vezes não nos surpreendemos, em pensamento, tentando resolver os problemas da Humanidade (se tivéssemos o poder), ... planejando usar métodos de eliminação do Mal, arrasando malfeitores e criminosos {sic!} ... ou seja fazendo e perpetuando a mesma tônica de violência, imoralidade e desumanidade que anda prevalecendo por aí.

.
.

2 comentários:

Anônimo disse...

Que belo texto que indica que a sabedoria independe da inteligência, que nos mostra a sua sensibilidade de ser humano com H. maiúsculo.

Não existe aquela frase: "Violência gera violência"? Muitas criaturas humanas, porém, neste momento desejariam exterminar outros seres humanos necessitados até de"tratamentos médicos seríssimos" que nós poderíamos também necessitar. Não é mesmo?

Polemikos disse...

Amiga_Caçula. Não sou tão bom assim (conheço alguns dos meus defeitos ... {risos!!!})

Para ser um pouquinho mais sábio, precisaria ter uma ExperVivência muito maior da que eu tenho.

(ExperVivência é um neologismo criado por um autor esotérico para refletir a condição de experimentar vivencialmente as coisas)