terça-feira, 11 de março de 2008

Dia da Mulher

Recebi um texto muitissimo interessante assinada por Leda Selma, a quem não conheço pessoalmente, sobre o Dia da Mulher. O texto é muito bem escrito; é, ao mesmo tempo, poético e realista e revela muito bom senso. Aponta, tacitamente, para o perigo do conceito de fêmea-alfa (ou mulher-alfa), muito em voga hoje em dia. E que, no fundo, nada mais é que um "machismo" feminista, se é que me posso permitir esta estranha expressão.

Concordo com ela quando ela diz : "Sou contra um dia único para a mulher. ... não há motivo para que nos discriminem com um “Dia Especial” "

Tambem concordo com " ... um só dia é muito pouco. Quero mais. Quero todos.". Só que não sou a favor destes dias todos só para a Mulher! Eu queria estes dias todos para o Ser Humano. Homem ou Mulher, tanto faz. Naquilo que eles comungam .... e não é pouco,... pois as diferenças, (embora sexualmente agradáveis), não são tão significativas assim.

O Ser Humano, homem ou mulher igualmente, tem sentimentos, esperanças, frustações, dores, ambições e ... mêdo da solidão.

Num trecho, ela cita a possibilidade do Dia do Homem : tenho certeza que se alguém tentar instituí-lo, será chamado de sexista!! Existe em São Paulo, o Dia da Consciência Negra. Tem outro, o Dia do Orgulho Gay. Um vereador tentou instituir o Dia do Orgulho Hétero (e porque não?) .... e foi chamado de racista!!!

Estes "Dias" funcionam muito mal, no meu ponto de vista. Eles reforçam e consagram o conceito errado. Assim como a cota de pardos nas universidades.

Por isto tudo, parei de saudar minhas amigas no Dia da Mulher. Não que não goste delas ou não as respeite. Mas, acho sinceramente, que o Dia da Mulher não faz nada em favor delas.
.
.

3 comentários:

caos e ordem disse...

Minhas 3 principais mulheres (esposa e 2 filhas) ficam irritadas quando são saudadas no dia 8 de março.
Entendem que se as mulheres fossem mais respeitadas não precisariam ter um dia, ou como diz o seu texto, teriam todos os dias.
No meu pensar, esses dias são criados ou para compensar alguma discriminação (negros, mulheres, gays) ou para agitar o comércio como no caso do dia da criança, pois elas já são tão queridas.
escreve Turinão que o /zecão comenta

marianicebarth disse...

E eu acho que ninguém, homem ou mulher, precisaria ter dia nenhum especial. Vocês dois estão mais do que certos.
Eu nem tomo conhecimento desse dia.
A mulher que acha que "necessita" ter um dia como esse, certamente está à míngua de dezenas de coisas mais importantes, como auto-estima, carinho, compreensão, admiração do ser amado, companheirismo etc..
E o que adianta ter um dia especial e nos outros todos ser tratada com indiferença?
Acho que as mulheres já conseguiram mudar bastante a atitude do mundo em relação a elas, pelo menos no ocidente. É só dar uma olhada no passado mais ou menos recente.

Anônimo disse...

Que belo texto dessa mulher!
Seres humanos! Isto é o que PRETENDEMOS ser.

O que acho muito triste, são as feministas que querem ser homens, essa expressão que não me lembro bem: feministas- machistas!? Fico longe delas! Nada de bom acrescentam à sociedade e a elas mesmas que são um "poço de revolta" disfarçada!

Tenho um amigo que diz que há sim um dia dos homens: "DIA DE TODOS OS SANTOS"!