quarta-feira, 21 de maio de 2008

Ecologia humana ...


É revoltante o que a humanidade está fazendo com o meio ambiente. É uma questão, em parte de ignorância, mas sobretudo de ganância. O que torna isto realmente bastante estúpido ....

Contudo, ao observar que o organismo humano é maravilhosamente adaptável e tem se adequado para viver com a poluição, eu diria que existe hoje um exagêro no enfoque biológico da ecologia. Não que alguns destes problemas não sejam reais e muito sérios. E exijam a atenção de todos nós para a sobrevivência das espécies vivas.

Mas isto escurece algo fundamental que os ecologistas parecem ignorar. O verdadeiro meio ambiente humano, o mais importante, o que mais afeta o ser humano é o ambiente social.

Pior que a poluição física, é a poluição da mediocridade nos veículos de comunicação, a valoração da ignorância, a aceitação passiva das diferenças sociais massacrantes, a impunidade crescente do crime, a ambição desenfreada dos políticos, ... e outros tantes males sociais que a ecologia passa por cima, sem se dar conta que se solucionasse alguns destes males sociais, a poluição física seria automaticamente resolvida!!

Não é?

.

3 comentários:

marianicebarth disse...

Parece que uma coisa leva à outra... O ser humano está se acostumando a todo tipo de poluição: da palavra falada e escrita, dos sons de qualquer tipo que chamam de "música", de cheiros repugnantes (melhor o do cavalo...), da falta de educação que já está se tornando "natural", das pixações que já está virando "arte", das hortaliças cheias de agrotóxicos, dos componentes químicos na água e nos alimentos, enfim...
Estamos nos acostumando com os horrores e começando a julgá-los naturais...
Quanto à poluição social, é o mesmo caminho. Nós que temos noção disso, talvez possamos continuar com nossa comunidade de blogs, nossa comunidade do clube, nossa outras comunidades de amigos mais queridos e chegados.
E devemos tentar, cada um, melhorar o próprio eu e, quem sabe, seremos os últimos?
Ou deveremos ter esperanças de que a humanidade acorde?

Anônimo disse...

CONCORDO EM GÊNERO, NÚMERO E GRAU!
Realmente os seres humanos parecem viver num sono profundo contaminando a tudo e a todos com as mazelas que traz dentro de si em forma de pensamentos, sentimentos e atitudes!
Até acredito que possam acordar, mas não sem uma grande DOR, infelizmente. Como diz o meu sogro de 95 anos:"Para que possamos construir algo bom é necessário começarmos novamente de forma
mais adequada". E acho que ele tem razão.

marianicebarth disse...

Mas que paradeira, não?
Nós que temos tanto a dizer, a escrever, estamos devagar, quase parando, por falta de comentaristas?
"Isso é uma vergonha!", como dizia Boris Casoy...