quinta-feira, 31 de julho de 2008

Amar é uma decisão?

.
Recebi um e_mail hoje, destes de spam, que discorre sobre o ato de amar. Alias, o assunto predileto deste tipo de spam.

Este pequena palavrinha de 4 letras deve ser a palavra que mais significados tem na face desta Terra .... e que causa mais confusão na mente das pessoas.

Mas, sim, concordo com o autor : Amar é uma decisão, não um sentimento. É um ato volitivo, não um ato do coração. Como prossegue o autor, é dedicação, entrega.

O que o autor esquece é que, como em tudo que é socialmente correto, o risco de perder-se a espontaneidade é muito grande. Quando se chega ao ponto de se Amar por dever ou por injunão moral ou religiosa, a pessoa "amada" vai saber disto muito rapidamente ... e é uma sensação, no mínimo, bastante amarga.

Isto me lembra de um filme onde a mulher de um pastor se queixa ao marido, querendo a separação :

"Não quero que você só me ame ou cuide de mim e dos nossos filhos, como você tem realmente feito. Eu quero que você GOSTE de mim!"
.

4 comentários:

marianicebarth disse...

Puxa, concordo com a mulher do pastor, na letra e na vírgula!
Antigamente eu pensava que só as mulheres eram capazes de amar, mas AMAR de verdade, amor-entrega, amor-ternura, amor-compreensão, amor-lealdade, amor-companheirismo, amor-sinceridade, amor-infinito (não somente infinito enquanto dure...).
Durante bastante tempo pensei que os homens só conseguiam confundir sexo com amor a ponto de separarem um do outro.
Pensava que o ato sexual era apenas uma conseqüeência de tudo aquilo que citei acima.
Agora estou em dúvida. O que você, representante do sexo masculino tem a dizer?

Anônimo disse...

Acho que depende de cada pessoa!
Ainda mais que acredito em várias vidas; sendo ora homens, ora mulheres... é possível encontrar esse tipo de Amor tanto num como noutro.

É interessante, Turini, essa colocação que fez da mulher do pastor. Nunca havia refletido sobre isso!

Polemikos disse...

Vejam meu próximo post.

mlteodoro disse...

Existem diversos verbos para classificar as interações entre as pessoas. A confusão começa quando todos eles são reduzidos genericamente ao verbo amar. Não existe palavra mais banalizada nas nossas relações do que o AMOR. Esta palavra é usada indiscriminadamente e serve a todos os propósitos, como por exemplo, na famosa frase do marido paranóico que "matou a esposa por amor". Construir uma relação é cada um crescer na capacidade de amar. Malu