terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Estar bem informado ...

Tenho um amigo M.C. que tem um enorme e maravilhoso coração. Ele não lê blogs, portanto fico tranquilo porque ele não vai ler o comentário que vou fazer.
.
M.C. tem o hábito de ler diariamente dois jornais, o Estado e a Folha. E complementa sua leitura, lendo semanalmente Veja e Época.
.
Não faço nada disto e ele observa (amavelmente) que ele me considera um tanto alienado e que ele não entende porque não faço um esforço para me manter bem informado.
.
Bom, informações básicas e pragmáticas, eu acabo recebendo na TV e na Internet, (assim tipo : prazo de Imposto de Renda, abdicação do Fidel) embora vou convir que, assim mesmo, não lhes dedico nenhuma atenção mais entusiásitica, dificilmente passando dos títulos e cabeçalhos. Descobri que é o suficiente para sobreviver!
.
Tenho esta noção, um tanto polêmica, sobre o que hoje se denomina de "indústria cultural" que inclui livros, jornais, TV, cinema, etc ... O objetivo desta tal indústria é justamente o objetivo de toda atividade econômica organizada : o lucro.
.
No caso do jornalismo, especificamente, a estratégia para fazer lucro é fornecer algo que o grande público quer ler (ou ver) para garantir penetração e audiência. E, é claro, fazer isto ao menor custo possível.
.
Exemplo : as notícias são em sua grande maioria repassadas das grandes agências de notícias, tipo UPI, AP, etc ... O jornal, raramente, "gera" o seu próprio noticiário com apoio de repórteres ou pesquisadores. Noticiário barato, sem preocupação de fornecer interpretações.
.
Artigos de capa são frequentemente assuntos corriqueiros, de fácil absorção, que não acrescentam muita coisa ao cabedal do leitor.
.
Ler jornal, para mim, não é uma forma de se manter BEM informado. Apenas uma maneira de se distrair e "matar o tempo".
.
Não disse, em nenhum momento, que não é uma atividade agradável! Disse apenas que é uma ilusão achar que o jornal contribua para uma boa informação e certamente, é uma ilusão maior ainda achar que o jornal possa ter alguma missão de instruir.

2 comentários:

marianicebarth disse...

Em primeiro lugar, que bom que você também voltou a escrever!
Em segundo, precisa uma cachoeira de informação jornalística? Acho que você está bastante informado. Há pessoas do meu conhecimento que precisam ler os jornais para não deixar passar nenhuma notícia importante para o trabalho deles, mas fazem isso por necessidade e obrigação. Não sei se gostam tanto assim.

caos e ordem disse...

Olá Turinão.
Gosto deste tema, aliás gosto muito.
Não há limites para os gostos e preferências das pessoas.
Sinto-me colocado entre os extremos do seu amigo e o seu.
Leio veja (comprada) quase toda semana e um jornaleco diário local.
As consequências acho que são imprevisíveis, seu amigo pode viver muito bem com tanta informação, ou pode estar se estressando empanturrado.
Talqualmente você pode viver muito bem mantendo-se distante dos noticiários, ou ficar tenso por uma espécie de radicalismo na aversão a eles.
Continuo querendo muito conhecer pessoalmente você, a Nice e o Nelson.