sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Hier encore

Tenho uma dmiração enorme pelo Charles Aznavour, tem músicas lindas, sabe cantar, mas acima de tudo tem letras humanas, profundas e originais. Os americanos tem músicas lindas tambem mas pecam por umas letras extremamente xaroposas, cheias de lugares comuns tipo "dream come true".

Vejam o exemplo abaixo, a tradução é minha e sempre vai perder um pouco sobre o original em francês mas guardo o sentido da coisa. Um verdadeiro poema.

Quem quer ouvir a música, pode usar
http://youtube.com/watch?v=UzBncolQjP0

Ainda ontem
Eu tinha vinte anos
Eu acalentava o tempo
E brincava com a vida
Como se brinca com o amor
E eu vivia a noite
Sem contar com os meus dias
Que se perdiam no tempo
.
Fiz tantos projetos
Que permaneceram no ar
Criei tantas esperanças
Que desapareceram
Que fiquei perdido
Não sabendo onde ir
Os olhos procurando o céu
Mas o coração abatido por terra
.
Ainda ontem
Tinha vinte anos
Eu esbanjava o tempo
Pensando retardá-lo
E para retê-lo
E mesmo ultrapassá-lo
Eu não fiz senão correr
E apenas perdi meu fôlego
.
Fazendo pouco do passado
Conjugando apenas o futuro
Eu centrava em mim
Todas as conversações
E dava minha opinião
Que considerava infalível
Para criticar o mundo
Com toda desenvoltura
.
Ainda ontem
Eu tinha vinte anos
Mas desperdicei meu tempo
Fazendo mil bobagens
Que não me deixaram, no fundo,
Nada de muito concreto
A não ser rugas na face
E o espectro do tédio
.
Pois meus amores morreram
Antes mesmo de existir
Meus amigos partiram
E não voltarão
Pela minha culpa, criei
O vazio à minha volta
E estraguei minha vida
E meus anos de juventude
.
Do melhor e do pior
Rejeitei o melhor
Paralisei meus sorrisos
E congelei meus prantos
Onde estão agora
Onde estão meus vinte anos?
.

5 comentários:

caos e ordem disse...

Que beleza. Ainda mais para nós que há algum tempo passamos dos vinte anos.
Outra hora com mais calma vou ouvir a música, hoje estou meio no sufoco (agora cedo) começando um novo blog e às 7 quero estar no clube com os véio do tênis.
Meu novo blog é "leidatracao.blogspot.com", pretendo postar algo todo dia e conto com seus comentários assim como prometo comentar seus textos fielmente.
digitou o Zecão

marianicebarth disse...

Beleza mesmo!
Você teria a letra em francês?

marianicebarth disse...

Na mesma página do You Tube, você
viu o dueto

Charles Aznavour E Piaff - Plus Bleu Que Tes Yeux

Vale tanto a pena como nem sei com que comparar!

Polemikos disse...

Veja abaixo :

http://www.paroles.net/chanson/15661.1

Este site é de letras de canções francesas, em geral, inclusive músicas de crianças e populares. Vale a pena fuçar ....

Inclusive veja "Plus bleu ..." Coisa linda mesmo, não é?

http://www.paroles.net/chanson/20233.1

Anônimo disse...

Amo a França, amo a língua francesa e embora não tenha ido lá tenho uma intuição que se for, me sentirei em casa!
Já sonhei comigo dando aula em francês fluente e sei a Marselhesa sem ninguém ter me ensinado!
Vou entrar nesse site de músicas!
Obrigada pela "dica".