segunda-feira, 9 de junho de 2008

Maturidade

Conheço algumas pessoas que chegaram à velhice, e provavelmente morrerão .... antes de alcançar a maturidade.

Está certo, não me refiro apenas à maturidade física .... Eu estou, propositadamente, comentando sobre a maturidade psico-emocional.

Porque aquilo que alguém me referiu, sobre "aproveitar a vida no que ela tem de melhor, saber agradecer cada amanhecer e cada anoitecer, viver a cada dia os seus problemas e a cada dia as suas horas em plenitude.", não é uma questão de idade, mas uma questão de maturidade emocional (ou espiritual, se se preferir esta palavra)

Tem gente moça que tem isto. E tem gente que sai da idade adulta, diretamente para a senilidade, amarga e ranzinza, sem nunca ter amadurecido.

Sem nunca ter tido ou ter dado bons frutos.

Nem todo mundo chega a ficar velho. Uns morrem antes ... mas a velhice vem para a maioria de nós, é verdade ....

O que é realmente inexorável é a morte, não a velhice.

---------------------

P.S. Tem um verbete em nosso idioma muito interessante : agerasia = estado de quem apresenta aspecto bem mais jovem do que o que seria de esperar, tendo em vista a idade avançada.

3 comentários:

caos e ordem disse...

Entendo que em primeiro lugar é preciso ter essa consciência. Depois vamos fazendo o que conseguimos, cada um de acôrdo com suas capacidades e oportunidades.
Posso estar enganado mas tenho a impressão de que a maioria vai seguindo meio como um boi na boiada, sem a oportunidade de um despertar.
digitou o Zecão

Anônimo disse...

Conheço alguém bem próximo que assim é. Está com 95 anos, sem poder andar e estava no sábado em Limeira, nos contando piadas e feliz, quase como uma criança, com a chegada do nosso neto, seu primeiro bisneto, já que a primeira é menina.
É o meu maravilhoso sogro, exemplo para todos nós!

marianicebarth disse...

Quem disse que se deve "aproveitar a vida no que ela tem de melhor, saber agradecer cada amanhecer e cada anoitecer" etc.,já disse tudo... e vocês três também já disseram tudo, não há mais o que acrescentar, no meu ponto de vista. Talvez o Timtim tenha, pois ele é também um exemplo de vida, segundo me contaram...