segunda-feira, 9 de junho de 2008

Nossa essência primordial.

.

Estava matutando sobre as diversas formas de arte e considerando, por exemplo, que existem algumas formas que se desenvolvem no tempo, como a música ou a dança. Outras, como a pintura e a escultura, não.

Mas é uma ilusão achar que a pintura e a escultura, embora estáticas em sua apresentação, não dependem do tempo. Levam tempo para serem feitas!!

Alias, nada que o homem faz é independente do tempo. O trabalho dele leva tempo, ir e voltar do trabalho leva tempo, estudar leva tempo, comer uma refeição leva tempo, fazer amor leva tempo, gerar um filho leva tempo, um jogo de tênis leva tempo, pensar leva tempo, tudo, até nossos sentimentos, nossas percepções, nossos desejos levam tempo.

Sem tempo, não haveria memória. Não haveria história. Não haveria absolutamente nenhum movimento, de qualquer espécie.

Alias, não haveria nem nascimento nem morte. Não haveria vida. Simplesmente, não haveria humanidade. Não existiria nosso planeta. Nada no universo existiria. O Universo não existiria.

O Tempo é a natureza mais íntima, mais básica da Vida e da Existência. O Tempo é a essência primordial do Homem.

Isto é quase chocante, pois sempre nos disseram que a Alma, o Espírito são a essência primordial do homem.

E como ninguém jamaia apresentou uma definição muito precisa do que seja o Espírito, será que o Espírito e o Tempo, dentro deste contexto, não são, no fundo, a mesma coisa?

.

P.S. Este tema me foi sugerido pela introdução do filme "Contra o Tempo".
Embora esta apresentação seja ótima, o filme em si é uma soberba idiotice
e recomendo, veementemente que não o assistam

Um comentário:

Anônimo disse...

Às vezes tudo não passa de uma questão de palavras. É muito difícil exprimirmos algo que nos foge ao entendimento com palavras, não acha?
Podem ser a mesma coisa, nada modificando a verdade que colocou em seu texto.