domingo, 2 de agosto de 2009

Marketing espiritual ...

.
Em um dos seus textos, Osho cita um autor de best-seller, destes de auto-ajuda e diz : " ... é um homem de negócios ... seu livro é um sucesso mundial porque quem quiser obter (...) acabará encontrando (no seu livro)"

Osho, certamente é reu de suas própias palavras : pode-se dizer o mesmo dele. Ele era um homem que respeitava o dinheiro e respeitava os que conseguiam "fazer" dinheiro. E seus discursos tem bem a característica da "indústria cultural", oferecer ao público aquilo que o público quer ouvir.

Frequentemente, se contradiz ... e tem o hábito de sempre e invariavelmente contestar ...

Mas, pelo sim, pelo não, vale a pena ler seus livros. Tem que tomar o cuidado de não acreditar piamente em tudo que ele diz ... mas ele tem uma qualidade fantástica de obrigar você a pensar ... .
.

5 comentários:

marianicebarth disse...

Você diz uma coisa muito reveladora de sua própria personalidade:

"Tem que tomar o cuidado de não acreditar piamente em tudo que ele diz ... mas ele tem uma qualidade fantástica de obrigar você a pensar ... ."

Porque você é um leitor ativo e inteligente que adora pensar e gosta das pessoas que "o obrigam" a isso. Mas ao mesmo tempo tem o cuidado de não “acreditar piamente” nas idéias expostas nos livros e essa sua “segunda mente”, muito crítica, encarrega-se de procurar os furos por onde se escoam as verdades, deixando na bateia apenas os engodos e as idéias duvidosas.
Só que nessa leitura a dois (duas mentes), você jamais se deixa levar no tapete mágico e perde assim talvez a melhor parte da ópera.

Digo a você o mesmo que me disse várias vezes (e que gostei muito!) sobre a pintura gestual, que desamarra e liberta:
Há que ser um pouco como Macunaíma...

Polemikos disse...

Meu lado "Macunaíma" admite que gosta do Osho!

marianicebarth disse...

Que bom! Gosto do seu lado Macunaíma, e gosto do lado "Segunda Mente" também!

amiga_caçula disse...

BELO DIÁLOGO ENTRE DUAS PESSOAS RACIONAIS E AO MESMO TEMPO, COM A EMOÇÃO "À FLOR DA PELE"!

Adorei.... !você jamais se deixa levar no tapete mágico!... SERÁ QUE NÃO???

marianicebarth disse...

Pois é... será que não?