terça-feira, 11 de agosto de 2009

O Temor da Testemunha

.
Há alguns atras, (quando ainda morava em uma casa térrea), batem à porta testemunhas de Jeová, decidi ouvir mas lá pelas tantas, já estava ficando monótono, e estava, polidamente, disposto a dispensá-los.

E foi, neste momento, que o moço falou qualquer coisa assim. "Você precisa temer a Deus", com aquela ênfase que se pode imaginar, quase gritando comigo, como se fosse uma reprimenda. Aí, eu respondi : "Você não acabou de me dizer que Deus é Amor Infinito, que tudo perdoa. Então, porque eu, que tento cumprir meu dever honestamente e que Ele sabe, já que Ele sabe tudo, porque deveria temê-Lo? Não deveria, ao contrário, ter plena confiança na sua Bondade e me abandonar em Suas Mãos, sem medo e sem temor?".

Era preciso ver a cara do moço. Ele parou lá mesmo, fechou sua Bíblia e foi-se embora, mal esboçando um cumprimento entre os dentes.

O problema todo, como soi acontecer, está nas palavras. Temor, em português, significa algo muito próximo a mêdo. O que não me dei conta, na hora, era em que sentido as testemunhas usam a palavra temor.

As testemunhas são de origem norte-americana. Em inglês, existe a palavra AWE que não traduz bem em português, é um tão profundo respeito que chega a abalar nossa emocionalidade e nos deixa sentir tão pequenos e indefesos diante da grandeza espiritual que se abre as vezes para nós humanos. Não é medo, nem temor, ... mas apenas a tradução que mais se usa.

Eu não lembrei na ocasião ... mas devo ter encucado o moço ... ou então, ele me considerou um caso incurável de falta de fé!
--------------------------------

4 comentários:

marianicebarth disse...

Será o caso de que essas Testemunhas de Jeová são um tanto ou quanto... digamos assim... pouco "lidas"?
Parece-me que são pessoas do povo que têm pouco acesso à cultura, à Filosofia e estudos em geral, que são fanáticas e que apenas repetem o que lhes é ensinado. Estarei enganada?
Tenho uma atitude de rejeição às Testemunhas, por pensar tudo isso. Sei que posso estar errada, mas até agora não tive muita vontade de abrir minhas portas para elas.

Polemikos disse...

Fanatismo e Fé NÃO são a mesma coisa .... mas têem uma coisa em comum : não admitem dúvidas ou alternativas. Por isto, é tão fácil encontrar fanatismo e intolerantismo em muitas igrejas. As Testemunhas não são únicas nem diferentes de tantas outras ... E se você pensou, por exemplo, nos evangélicos, pense tambem no catolicismo da Inquisição.

Fanatismo tambem é encontrado em política (onde é muito útil) e em outras atividades humanas não-racionais como torcer por um time de futebol.

Existem atividades humanas não-racionais como Arte que exigem paixão, mas não fanatismo.

E não é nenhuma incoerência ter inteligência e cultura e tambem ter Fé ... mas observe a maiúscula.

O fanatismo é um campo fértil para os incultos (perdoe o péssimo trocadilho)

marianicebarth disse...

A Fé com maiúscula é o que tenho sempre pedido a Deus.

amiga_caçula disse...

QUE BOM!
QUEM SABE, OBRIGOU-O A REFLETIR?

Quanto a este assunto, fanatismo e fe e melhor deixar para voces trocarem ideia.

Que esteja em nos essa Fe com maiuscula! (o teclado esta com defeito)