segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Individualidade humana

.
Diz o dicionário que indivíduo é "o exemplar de uma espécie qualquer, que constitui uma unidade distinta.". Bom, não resta dúvida que, nós humanos, somos unidades distintas, pelo menos, no sentido físico-espacial, sendo seres patentemente separados e desconectados depois de cortado o cordão umbelical.

Mas partilhamos um monte de coisas.

Consideramos inicialmente nossa estrutura física : ela é igual para todos (salvo deficiências, doenças ou acidentes). Todos temos um sistema ósseo-muscular, um sistema respiratório, um sistema digestivo, um sistema circulatório, um sistema nervoso-sensorial , um sistema glandular-hormonal, etc ...

Nossas diferenças físicas são apenas "pontuais" : altura, peso, cores, coisas assim, muito superficiais, porque nossa estrutura de base é a mesma. Fomos treinados para reconhecer os indivíduos à nossa volta e estas pequenas diferenças nos são muito úteis, mesmo porque em um universo reduzido, as combinações possíveis destas gamas de diferenças são limitadas o suficiente para não haver repetições significativas.

Mas quando falamos nos 6,7 bilhões de indivíduos vivos (ou nos 100 bilhões que já povoaram a terra), as combinações são tão altas, mas tão altas que é quase impossível afirmar que haja realmente "diferenças".

O fato é que somos muito mais parecidos do que diferentes. É o que afirmam os cientistas que tem estudado nosso genoma. E não vou discutir com eles ...

Se sairmos da área física, então, a coisa fica muito mais pronunciada.

Na área mental, por exemplo, existem desníveis patentes de QI entre indivíduos, mas é uma questão de grau, não de natureza. Dois homens sãos, raciocinam exatamente igual sobre o mesmo problema, independente de época, região ou raça. Há filósofos que afirmam até que, a rigor, nós humanos sequer pensamos, mas apenas colhemos idéias do Mundo-de-Pensamento. Ou seja a inteligência dos homens é igual para todos, apenas o acesso não é mesmo.

Na área emocional, tambem, é difícil imaginar que um ser humano possa sentir uma emoção (raiva, vaidade, prazer ...) ou sentimento (orgulho, honra, amor...) que outro homem não tenha sentido.

Haverá indivíduos mais sensíveis como os artistas, e os condicionamentos sociais (religiosos, culturais, políticos ...) têem um inegável influência sobre a manifestação das emoções e dos sentimentos... mas a gama de sentimentos está inteirinha lá para todos!!

Há religiosos que dizem que somos apenas "células de um Grande Corpo Místico". Em termos de hoje, poderíamos dizer que somos meros terminais de um Computador Central, partilhando a mesma rede e os mesmos softwares.

-----------------

O que é, então, um indivíduo, um ser humano individual? Uma ilusão do nosso ego que tem a consciência por função? Ego que nos diz que somos um indivíduo apenas para nos diferenciar de nosso vizinho e possibilitar a vida em sociedade de forma pragmática?
.

9 comentários:

amiga_caçula disse...

QUE FRASE ÁRIDA ESSA DO COMPUTADOR. FICO COM OUTRA.... "DE QUE SOMOS CRIATURAS DIVINAS CRIADAS COM O MESMO POTENCIAL DE QUEM NOS CRIOU", DESTINADAS AO BOM E AO BELO.

QUE TRISTE SERIA ACREDITAR COM ESSA FILOSOFIA QUE NEM MESMO PENSAMOS...

QUAL SERIA O OBJETIVO DE VIVER, DE AQUI ESTAR???

ACHO QUE PORISSO TEMOS TANTOS DESCRENTES E CÉTICOS!

VEMOS A EXISTÊNCIA DA INDIVIDUALIDADE APÓS A MORTE QUANDO OS QUE PARTIRAM NOS DEIXAM PROVAS DESSE FATO....DA COLHEITA APÓS A SEMEADURA NA VIDA TERRENA.

Polemikos disse...

Maria Cecília :

Entendo perfeitamente sua reação ao comentário sobre os "terminais de computador".

Contudo, analisemos nossa conformação mental e descobriremos que o que estrutura nossa psique são os intintos e os arquétipos que funcionam como um software de base (muito bem elaborado, por sinal e altamente sofisticado) que foi dado a todos os homens para poderem operar sua instrumentação mental.

Então, podemos imaginar que os Seres Espirituais (os Irmãos Maiores) que auxiliam na construção e administração da Humanidade tenham se valido de uma "técnologia espiritual" desta natureza.

E de que os homens, intintivamente, se inspiraram em suas próprias criações (em baixo, como em cima, não é?)

Isto confirma o que você diz que fomos criados à imagem de nossos criadores divinos.

-------------------

"Pensar" pode ser até mais sublime, se consideramos que usamos nosso receptor mental para usar a Mente Universal!!!

A terminologia que usei é que foi inadequada ...

amiga_caçula disse...

QUE INTERESSANTE O PARÁGRAFO: "Então podemos imaginar que os seres espirituais........ tenham se valido de uma "tecnologia espiritual" dessa natureza".
Você parece entender bem de assuntos conhecidos meus.

amiga_caçula disse...

PORQUE DE FORA, SE VOCÊ CONHECE TAMBÉM? É SÓ PUXAR PELA MEMÓRIA!

ESTOU VENDO MESMO QUE O TURINI É UM PERIGO.

DEVE SER UMA COMPANHIA BEM AGRADÁVEL PARA QUEM GOSTA DE CONVERSAR SOBRE MUITAS COISAS INTERESSANTES.

Polemikos disse...

Não sou um "perigo", não. Meu conhecimento é de muita leitura e é claro, de alguma reflexão.

Não é conhecimento de primeira mão ... e está recheado de dúvidas!!!

Eu gosto muito de companhias que se disponham a conversar sobre este tipo de assuntos ... mas são muito poucas.

O próximo tópico será sobre

--Individuação e divinização--

que vai ter que esperar eu voltar da praia ... que pena que eu não tenha computador lá pois pelo visto vai ser um longo feriado chuvoso.

amiga_cacula disse...

PUXA! QUE INSPIRAÇÃO, HEIM, NICE?

amiga_caçula disse...

QUE MARAVILHA!!!!!!!!!!!!!!
ISSO É O "PULSAR" DE DEUS DENTRO DE NÓS!

amiga_caçula disse...

QUE MARAVILHA!!!!!!!!!!!!!!
ISSO É O "PULSAR" DE DEUS DENTRO DE NÓS!

Anônimo disse...

perfect