segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

O tempo existe ?

.

Entre os filósofos, existem dois pontos de vista bastante distintos.

1. Um enfoque (chamado de realista) considera o tempo como uma parte da estrutura fundamental do universo, uma dimensão em que os eventos ocorrem em sequencia.

2. O enfoque oposto é aquele que diz que o tempo não se refere a nenhum fenômeno natural que serve de suporte aos eventos e ao movimento dos objetos. Ao contrário, o tempo é parte estrutural do intelecto humano por meio da qual os humanos percebem e interpretam o movimento e o seqüenciamento de eventos, não sendo o tempo uma coisa em si, que não pode a rigor ser medida e nem ser transitada. (As religiões orientais sempre adotaram esta crença).

Minha cabeça aceita a possibilidade desta segunda versão, de que o tempo - e o espaço - são "propriedades de nossa consciência e não atributos do mundo físico". Gente de peso como Immanuel Kant e Carl Jung esposaram esta opinião. Minha cabeça até aceita que do mesmo modo que a água toma forma do jarro, "as impressões de (nossos) sentidos se adaptam à nossas formas de sensibilidade".

Contudo, fomos educados e longamente condicionados a ver o tempo "passar".... e fica difícil superar as barreiras do dia-a-dia para começar a acreditar que o tempo não existe!

Mas devemos considerar que Deus e o Uni-verso são feitos de outro estofo de que a nossa limitada mente.

.

.

4 comentários:

amiga_caçula disse...

ACREDITANDO SER VERDADE QUE O TEMPO É PRODUTO DA NOSSA CONSCIÊNCIA CHEGA-SE À EXPLICAÇÂO DO PORQUÊ PARECER QUE DESMONTEI ONTEM A ÁRVORE DE NATAL DE 2008.

HÁ UM PROCESSO DE ACELERAçÃO DA NOSSA CONSCIÊNCIA QUE OS MÍSTICOS, ESOTÉRICOS E ESPIRITUALISTAS DEFINEM COMO A "CHEGADA DE UM NOVO TEMPO".

Polemikos disse...

Passadas as festas e quando você tiver um tempinho, me escreve alguma coisa sobre este "novo tempo".

amiga_caçula disse...

NÃO! A ERA DO CONHECIMENTO ALIADO AO AMOR!

amiga_caçula disse...

QUALQUER HORA TENTAREI PASSAR ALGO A RESPEITO. EXISTEM VERSÕES DIFERENTES, QUE NO ENTANTO CONVERGEM PARA O MESMO PONTO!