quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Alguns exemplos de preceitos oclocráticos

Os excertos em negritos são da obra do Augusto Cury.

Retirados do contexto, podem apresentar conotações diferentes do original.

Os discípulos chamados são tipos desvairados, excêntricos, complexos e confusos. Pg11

É verdade que tipos desvairados, excêntricos e confusos são seres humanos. E, indiscutivelmente, devem ser tratados como tais. Contudo, convenhamos que os tipos desvairados, excêntricos e confusos não são o ideal do Ser Humano. E não devem ler levados ao patamar de Modelos.

Uma sociedade que despreza a massa de humanos e promove celebridades é emocionalmente (...) doente. Pg22

Absolutamente correto e justo. Mas não é elevando a cultura de massa a paradigma que vai se consertar o problema. Ao contrário, sabe-se que a massa é altamente sensível aos estímulos do dinheiro, poder e fama. E endeusa e adora celebridades.

Os intelectuais (...) são uns imbecis. Pg29

Nem todos os intelectuais são luminares. Mas isto não significa que a falta de cultura e educação é um sinal de sanidade ou sabedoria.

O circo e a sala de aula (ficam) na mesma plataforma. Pg40

Muita gente defende que os programas de auditório são educativos. Mas o circo, a TV, etc não tem nenhuma vocação para a “formação”. São apenas instrumentos para ganhar dinheiro, dando ao povo o que ele quer ver. Não ficam na mesma plataforma que uma sala de aula, por mais ineficiente que ela possa ser!

O homem nasce neutro e o sistema social educa ou realça seus instintos, liberta seu psiquismo. Pg73

Esta releitura de Rousseau é patética e só pode ter saído da mente de um pseudo-socialista totalmente iludido. A sociedade não é um ser como tal, é uma construção mental para designar uma entidade amorfa que não tem Vida, e certamente não se propõe educar os homens!

Os jornais livres e independentes representam na atualidade a maior fonte de nutrição intelectual para a mente humana. Pg121

É muito otimismo acreditar nesta magnanimidade de um veículo da chamada “indústria cultural”. Os jornais, como a TV e o circo, só estão interessados em fazer lucro. Vão dar ao seu público aquilo que ele mais gosta, sensacionalismo barato, fofocas, apelos sexuais, enfim material facilmente digerível e não material intelectual de primeira linha que é indigesto para o grande público e o obriga a pensar. Com o agravante de ter uma preocupação econômica fundamental qual seja de obter noticiários a baixo custo.

É a vez dos desprestigiados, dos miseráveis, dos manés. Façamos um levantamento na sociedade para mostrar nossa magnitude. Pg123/124

Não resta dúvida que os miseráveis nascem condenados a tal. Não é culpa deles e é preciso reconhecer que é muito difícil sair desta condição. Contudo, ser miserável não é uma qualidade, nem representa uma superioridade moral, mental ou cultural. Infelizmente, são numerosos, mas nem por isto justificam ter a liderança.

Muitos jovens seguem tendências ao vestir, falar e se comportar. Não são independentes. Ser diferente do grupo gera angústia. (E ...) odeiam quem não se enquadra no míope mundo dos seus preconceitos. Pg129

Os condicionamentos sociais são uma limitação muito forte ao desenvolvimento do indivíduo.

Nenhum comentário: