quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Pedir desculpas?

Love means never having to say you´re sorry.
Do filme "Love Story".

Amar significa que nunca tenha que pedir desculpas. Assim dizia a chamada do filme que fez um sucessão quando de seu lançamento há uns 40 anos atras (como passa o tempo!!)

À primeira vista, parece coisa muito profunda e necessária. Mas pensemos um pouquinho : quem é tão perfeito, quem terá condições de ter um amor tão abrangente em sua personalidade que não lhe deixa ter nenhum deslize com o objeto de seu amor?

Conheço algumas pessoas que nunca pedem desculpas. Mais do que pessoas amorosas, me transmitem a impressão de serem pessoas arrogantes. Alias, uma delas me afirmou explicitamente que pedir desculpas é uma "fraqueza de caráter" (sic)!!

Sim, quem ama de verdade - e pode ter tido um deslize por não ser perfeito e por isto, não conseguir doar um amor perfeito - deve ter a humildade de pedir desculpas

.

3 comentários:

amigacaçula disse...

Chegamos à conclusão de que AMAR de forma ampla e irrestrita ainda não faz parte da humanidade terrena em sua quase total porcentagem. (Conhecem aquela frase... "encontra-se como uma agulha no palheiro"?)

Enquanto isso vamos pedir desculpa, procurando, porém, não repetir sempre o mesmo "equívoco" em relação ao ser amado.

Anônimo disse...

Eu acredito que haja momentos e momentos para pedir desculpas. Às vezes, o pedir desculpa soa vazio de significado, outras soa maravilhoso, principalmente, se vem de uma pessoa que você ama. Eu tenho a impressão que quem ama desliza sim, mas eu tenho a impressão de que há situações que por conta deste amor, não há necessidade de pedir desculpa, o amor em si é açambarcador, é monopolizador, é apropriador, em um bom sentido. Entendo ainda que o não pedir desculpa, supõe, obviamente, um perdão subentendido

amigacaçula disse...

Concordo em "gênero, número e grau".