segunda-feira, 4 de julho de 2011

Amor IV - Gostar vs Amar

.

A grande maioria das pessoas confunde amar com gostar. Já cometi fartamente este erro e vejo muitas pessoas o cometerem também ...

Gostar é geralmente uma atitude egoísta , no sentido que se a pessoa gosta de alguma coisa, situação ou outra pessoa, é pela satisfação, prazer ou benefício que lhe proporcionam. Nem sempre estas satisfações são claras e evidentes, mas de uma forma ou outra elas estão sempre lá. Gosto de chocolate porque o chocolate me dá prazer, me nutre ou seja lá o que for. Gosto de Fulana porque ela é bonita {satisfação da minha vaidade}, faz sexo muito gostoso {satisfação física}, me faz carinho/ama muito {satisfação emocional}, ou faz tudo o que quero {satisfação volitiva}. - Este enfoque masculino é apenas um exemplo e está longe de ser uma manifestação exclusivamente machista; o enfoque feminino é exatamente igual em natureza embora mudem alguns aspectos externos! -

O gostar só encontra sua fidelidade, sua lealdade na permanência da satisfação Ou seja, a situação mais comum é se a causa da satisfação cessar, cessa o amor ou a amizade. Então, se Fulana cessar de fazer algumas das coisas que eu gostava, ou fica velha e feia, então cessa meu "amor" por ela. Estamos cansados de ver isto acontecendo à nossa volta e muitos casamentos desfeitos se devem a esta síndrome. A verdade é que se o "amor" acabou, o mais provável é que ele não existiu em primeiro lugar.

Este egocentrismo está bem presente, patente até, em inúmeras mensagens sobre o tema na Internet, muitas delas sob roupagem muito romântica, poesias, paisagens idílicas, anjos, nenens e animais fofinhos, etc ... Mas não escondem o fato principal : o amigo é definido como aquele que me socorre, é aquele que está presente quando preciso dele, que me conforta, que não me deixa sozinho, etc ....

Nunca as mensagens dizem o que eu devo ser como amigo, ou para o amigo, o socorro que devo lhe prestar, a minha presença em sua necessidade, etc ... Padrão claro desde que se deseja vê-lo, não é?

Um outro aspecto deste egocentrismo do gostar é a atitude típica sobre a exigência de retribuição ou reciprocidade : como é que você não gosta de mim se eu gosto de você? O tema do amor não-correspondido é o lamento mais freqüente entre os amantes, desde o tempo das cantigas medievais. É a queixa sobre os amigos que me traem ... ou seja sobre as pessoas que eu supunha que não iriam nunca faltar às minhas necessidades!

Parece tudo meio amargo, dito desta forma, mas não é necessariamente assim : o homem é gregário, ele precisa se sentir gostado e, em muitas personalidades, ele precisa também gostar. Funciona bem, como uma espécie de contrato tácito em uma troca muito satisfatória de apoio mútuo, um ombro-a-ombro que dá calor e até significado à vida. As vezes, dura uma existência inteira, em uma forma calma e confortável. Às vezes, dura poucas horas de enorme intensidade (amizade ou amor de viagem de navio!).

Por outro lado, pode até ser chocante afirmar que se pode amar sem gostar. Isto me lembra de um filme em que a esposa de um pastor lhe cobra isto. "Não quero ser (apenas) amada. Quero que v. goste de mim, que me deseje ..."

.

Um comentário:

Polemikos disse...

Quem ama, não quer se apossar.

Quem gosta, sim, o tempo todo.