quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Ser águia e voar ...


Recuperado de um blog anterior


Alguém me escreveu "É difícil ser águia e voar. É preciso, às vezes, um esfôrço hercúleo".

Possivelmente, é por causa disto que na maioria das religiões antigas ou no xamanismo, existe o símbolo da águia como o da alma que se liberta .... É preciso um esforço hercúleo para a alma se libertar.

Se bem que num plano mais próximo, imagino que, sendo águia ou tendo asas, o importante, para voar, deve ser se soltar, ter coragem de se deixar ir com o vento ... assim um pouco como nadar : se não se soltar, não é possível flutuar ... É o medo que incapacita as pessoas de nadarem ou as águias de voarem ...
.
Será que não existe aí um paralelo com a nossa existência humana .... não será o medo que impede as pessoas de viverem plenamente sua vida e alçarem "vôo"?

E talvez quem me escreveu tenha razão, no sentido que seja preciso um esfôrço hercúleo .... para as pessoas se soltarem ...

9 comentários:

marianicebarth disse...

Acho que você está certo. Há até uma fabulazinha que conta sobre uma Senhora Galinha que chocou um ovo maior e diferente dos outros e quando os pintinhos saíram, aquele ovo continuou inteiro por mais tempo, até que um dia picou e nasceu um pintinhão estranho e feio (não era o Patinho Feio). Cresceu entre os frangotes, galinhas e galos velhos, sofrendo todo tipo de humilhação, imitando os outros e ciscando sempre, olhando apenas para baixo. Um dia olhou para o céu e viu uma Águia majestosa voando. Encantado, pensou: Ah! Como eu queria saber voar! Seus companheiros de galinheiro o bicaram muito e lhe arrancaram várias penas, dizendo: Olhem o monstrengo desejando voar! Có có có có có có! E riam a mais não poder. O coitado logo recomeçou a ciscar e nunca mais olhou para cima. Morreu sem saber que era uma águia igual àquela que vira voando.
O medo a que você se refere, é o medo da opinião dos outros. Você é uma Águia, o Shiost é uma Águia, eu sou uma Águia, se não tivermos esse medo, todos podemos voar!Podemos voar!...

Lucy Shiost disse...

Você tocou em um assunto interessante e difícil para mim. Quando mocinha, por várias vezes, tentei aprender a nadar, mas nunca consegui me soltar, pegava a tábua, ficava na borda da piscina olímpica do DEFE (Depto. de Educ. Física do Est. de S.Paulo), ia e voltava nadando Crown. (não sei se é assim que se escreve).
Certo dia um dos professores, pegou uma cordinha e mandou eu colocar na cintura e sair nadando, ele iria me sustentando pelo lado de cima da borda, até o outro lado da piscina.
Como ele era muito enérgico, eu obedeci, confiando que ele estaria me acompanhando.
Lá fui eu, quando cheguei do outro lado e olhei para cima, cadê o professor... tinha me deixado sozinha, levei um susto, afundei, subi, saí da piscina e nunca mais voltei.
Esse é o maior recalque da minha vida, não saber nadar.
Já em meus sonhos, viro uma Águia, quase sempre sonho que estou voando, é uma realização, pois, acordo lembrando do vôo e fico muito feliz.
Acho que até mesmo para se morrer, é preciso esse esforço Hercúleo que você fala, por mais difícil que seja nossa vida, desviamos nosso pensamento da morte, por melhor que tentemos ser, somos falhos, sendo assim, é melhor ficar por aqui, do lado de lá, não sabemos o que nos espera.
Penso também, que quando tivermos de partir, saberemos nos soltar,
flutuar e voaremos felizes em direção a um plano superior, onde poderemos continuar aprendendo o que não nos foi possível aprender aqui.
Veja só, li o comentário da Nice, como sempre, impecável.
Mesmo assim, me atrevi a escrever mudando o enfoque, ou seja, podemos voar para onde no momento nossa mente nos levar, independente da opinião dos outros.
Viu só...! para algumas coisas sou bem corajosa. rsrsrs.

Polemikos disse...

Oh. Lucy! Desistiu logo que v. conseguiu!!! Fica difícil saber se o seu medo era de água ... ou de saber nadar {rs}. Uma pena : a coisa mais próxima, no estado de vigília, da sensação de voar em sonhos, é justamente esta de poder flutuar em alto mar, ao sabor das ondas, sabendo que abaixo da gente tem centenas de metros de água!!!
E não precisa ter medo desta fundura toda ... pois bastam apenas 2 metros de água!!
Aprendi a boiar antes de aprender a nadar, minha filha idem!!!
-----------------------
Podemos voar para onde nossa mente nos levar ... sim e não. Temos a capacidade, é claro .... mas temos tambem uma soma enorme de condicionamentos que constituem nosso ego (ou nossa personalidade ou nossa formação, se v. quiser assim chamá-lo) que nos "impedem" de alçar alguns tipos de vôo.

Anônimo disse...

Será que para essas religiões citadas a águia é o símbolo da alma que se liberta porque vôa ou será porque quando atinge uma determinada idade arranca suas penas, suas garras, seu bico, renovando-se totalmente? Uma vez falei sobre isso na Seara Bendita (Casa que frequento) como um prólogo para um tema sobre "Libertação Espiritual".

Discordo da Nice; o medo é da opinião de nós mesmos, é olhar-se no espelho e enxergar as nossas limitações, normais ao estágio evolutivo em que nos encontramos, mas não aceitas por nós.

Lucy Shiost disse...

Turini,
Tenho mesmo é pavor de água, se eu não tomar cuidado, me afogo até debaixo do chuveiro.
Quando menina, com mais ou menos 6 anos, estava brincando na areia, pegando conchinhas, sem noção do perigo, fui caminhando, só que em direção ao mar. De repente, eu caí, tinha enfiado a perna em um buraco e a outra ficou dobrada, não conseguia me levantar, quando tentava, vinha a onda malvada e me derrubava.
Lembro como se fosse hoje, eu olhava a água verde acinzentada e alguns gravetinhos, que por mim passavam, mas não conseguia fazer nada. Tive sorte, minha tia me catou pela alça do maiozinho e me colocou deitadinha na areia. Apareceram uns curiosos, não sei se por causa do meu choro ou por terem presenciado o ocorrido.
Acho que este episódio, explica minha falta de afinidade com a água.
Quanto aos vôos, não há o que acrescentar. Você com sua sabedoria e inteligência, disse tudo.

Polemikos disse...

Amiga_Caçula, pode ser que a metamorfose seja parte da simbologia, mas nas religiões antigas, o céu é um símbolo do Mundo Superior. A ave que voa em direção ao céu é um símbolo da Alma que voa em direção ao Céu!
Concordo que o mêdo que mais prende é aquele que provem de dentro de nós mesmos; o mêdo de ter sucesso, o mêdo de conseguir se superar, o mêdo de penetrar em nosso espírito (o guardião do umbral). Mas no fundo, este mêdo está gravado em nosso ego, que é justamente a sede de nossos condicionamentos que inclui a opinião dos outros sobre nós. A linha divisória é muito tênue.

Polemikos disse...

Lucy, a Água é o símbolo de nossa Origem, e da Presença de Deus. Está em todas as religiões.
O seu incidente de infância é algo lamentável, sua tia que lhe acudiu - e fez muito bem, diga-se de passagem - provavelmente partilhava deste pavor da água.
Faça hidroginástica com o uso de flutuadores para "andar" na água. É um excelente exercício e já vi gente se reconciliando com o Elemento!!

irmãcaçula disse...

Concordo que a linha divisória é muito tênue entre a nossa opinião e a dos outros, mas acho ainda que nós somos os gdes algozes de nós mesmos!

Cara Lucy
Com certeza esse incidente calou profundamente em vc., mas o medo pode ser originário ainda de outras experiências anteriores, gravadas agora no seu inconsciente, arquivadas no seu corpo perispiritual... "corpo espiritual" para Paulo, o apóstolo dos gentios.

caos e ordem disse...

Diz o ditado que Deus não dá asas a serpentes.
O tema é instigante.
Vi um filme sobre o medo, ótima comédia com a Meryl Streep: UM VISTO PARA O CÉU, assistam, vejam, revejam, vou rever.