sexta-feira, 6 de março de 2009

Empinar papagaio

.
"Empinar papagaio é um bom brinquedo : obriga o menino a olhar para o céu".

O pensamento é de Gilberto Amado, primo de Jorge Amado. Gostei da iluminação e da candura de sua filosofia.

Mas tomado de curiosidade, consultei a Wikipédia pois não conhecia obras deste autor, e fiquei admirado com o que a Wikipédia cita a respeito dele :

No dia 19 de junho de 1915, no Rio de Janeiro, no final da cerimônia de inauguração da Sociedade Brasileira dos Homens de Letras (criada por Olavo Bilac e sediada no prédio do Jornal do Commercio), os conferencistas Gilberto Amado e o Poeta Aníbal Teófilo (1873-1915), autor do livro Rimas (1911), se desentenderam por causa das críticas jornalísticas de Gilberto a amigos escritores de Aníbal. Gilberto sacou um revólver e matou o poeta no salão nobre do Jornal do Commercio, no Rio. ... Gilberto foi absolvido nos tribunais de justiça, mas jamais o foi pela opinião pública, enquanto durou a memória do acontecido.

-------------------------
Coisa estranha o ser humano : por um lado pode ter um pensamento tão delicado e humano; e por outro, é capaz de violência animal por causa de uma vaidade ferida!!

6 comentários:

amiga_caçula disse...

QUEM SABE, ELE SE ESQUECEU DE EMPINAR PAPAGAIO "PIPAS" QUANDO PEQUENO, NÃO É MESMO?

amiga_caçula disse...

ENQUANTO PROCURAVA ALGO NO BLOG DA NICE, AQUI EXISTIAM COISAS NOVAS!

Desculpe, mas é que me acostumei com a idéia de você estar na praia.

Polemikos disse...

Amiga_Caçula : realmente, desde Outubro do ano anterior andei muito ausente ... mas eu estou de volta e vou, este ano,vaijar bem menos.

Em parte, porque as reservas para viagens se esgotaram e ...

principalmente, porque minha filha está se mudando da França, onde morou nos últimos 4 anos, de volta para o Brasil, com MEU NETO, marido, etc ...!!

amiga_caçula disse...

NÃO SEI SE PARA ELA É BOM ESTAR DE VOLTA, MAS PARA NÓS, PAIS E AVÓS, É MUITO BOM TER NOSSOS FILHOS E NETOS MAIS "PERTINHO"!

marianicebarth disse...

E eu ando ausente demais! Tanta coisa para fazer, tão atrasada em todas! Vou ver se consigo postar a continuação da história do Vovô Jango.
Quanto a isto que você ventilou para nós, eu não tinha a menor idéia. Será próprio dos baianos a mescla de gênio, gentileza e violência? Matar por causa de críticas?

Polemikos disse...

Existem povos (genéricamente)mais "emotivos" do que outros.

Por exemplo, os mediterraneos quando comparados com os nórdicos. Genéricamente, há variações individuais dentre de todos os povos.

Minha intenção não era "taxar" os baianos, um povo que conheço pouco.

Não sei,ao certo, mas quer me parecer que eles tem uma proporção maior de escritores e poetas do que no resto do Brasil. Isto não lhes dá o direito de atirar em seus desafetos .... embora pela absolvição, a Sistema Legal pareceu dizer que sim!