segunda-feira, 4 de agosto de 2008

É fácil ser herói ...

.
Os heróis modernos são os personagens dos desenhos infantis e dos filmes americanos de aventuras.

É fácil ser um destes heróis modernos ... vencem sempre ... são fortes, tem punhos de aço, ganham tudo na porrada e na posse e uso de armas imbatíveis ... quando não, na astúcia maliciosa, disfarçando e enganando.

Todos tem enorme intrepidez e coragem pois costumam ser imortais ...

A diferença entre eles e os seus inimigos é que os seus inimigos são sempre derrotados, aniquilados, destruídos. E portanto, são maus. Afinal, quem vence é quem tem direito a escrever a história.

É fácil ser herói quando se nasceu em berço esplêndido ou com um monte de dinheiro à disposição. Quando se tem uma inteligência super-privilegiada, quando a natureza nos dotou de uma vontade férrea ou de carisma excepcional.

É fácil ser herói quando se é agraciado por uma dádiva divina ou se pertence as elites que tem a impunidade garantida.

Assim, é fácil, muito fácil ser herói!!

Quero ver ser herói quando se tem que ralar todo dia em um trabalho degradante, quando se tem que tomar três conduções para chegar ao trabalho e outro tanto para voltar para casa, quando falta dinheiro para o leite ou o remédio das crianças.

Quero ver ser herói quando se passa meses e anos desempregado, ou quando se vive doente, com a saúde abalada e sem recursos para cuidados médicos.

Quero ver ser herói quando se tem um QI baixíssimo ou quando não se recebeu a mínima educação ou preparo.

Quero ver ser herói sendo subnutrido, morando em barraco fétido ou dormindo em sarjeta.

Quero ver ser herói.

Ou santo, dentro desta mesma linha de raciocínio.
.
.

6 comentários:

Anônimo disse...

Meu filho caçula que fez Sociologia iria adorar esta matéria.
Porque não a publica em algum local???
Não tem contato com algum editor de jornais ou revistas?

mlteodoro disse...

Realmente há uma banalização de valores e uma degradação de comportamentos .Nossos heróis são o mercado de capitais, a TV, os artistas de sucesso, a mídia, os elegantes, os ricos, porque souberam ter em mãos o bem mais cultuado, os exibicionistas que não têm medo de mostrar seu nada. Definitivamente o mundo mudou para melhor e para pior. E podemos nos mostrar excelentes ou as piores pessoas. A questão é a escolha. O que você quer de você e para você. O que você quer para seus filhos ... etc.
Malu

Polemikos disse...

Amiga_Caçula. Até que gostaria de publicar minhas crônicas. Mas não teriam muito público : afinal não são piadas ou anedotas chulas, nem comentam os resultados ou fofocas de futebol, nem o desenrolar dos personagens de novelas ou os escandalos de atrizes.

Dúvido que encontre alguém que queira publicar. Coisas de adolescente, já me disseram. Que não cresceu p´ras realidades da vida.

Anônimo disse...

PUXA! REALMENTE AS PESSOAS ANDAM MAL EM SEUS GOSTOS E JULGAMENTOS!

SERÁ PORQUE POSSUEM EM SUAS VIDAS SÓ DESGOSTOS?

marianicebarth disse...

Gostei do comentário da Malu. Demonstra equilíbrio e tocou num ponto interessante: as escolhas. Acho que tudo gira em torno disso. Mas como conseguir que a humanidade acorde e se decida entre esses caminhos?

Anônimo disse...

INFELIZMENTE ATRAVÉS DE SOFRIMENTO E DOR????
PARECE QUE SÓ ASSIM SE APRENDE ALGUMA COISA!
PENA QUE SEJA DESSA FORMA: "dor-evolução"!