quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

As Igrejas dos Homens ...

.
As igrejas são instituições criadas pelos homens. Os dogmas e cânones eclesiásticos foram criados pelos homens das igrejas.

A maioria das igrejas alega, politicamente, que os seus dogmas são revelações divinas e constuituem a Palavra de Deus. Fazem isto, claramente, para lhes atribuir valor e obter obediência e submissão.

Vou usar um exemplo : os dez mandamentos. (Que na realidade não são dez(*))

Um dos mandamentos diz : "não cobiçarás a mulher do próximo".

Ou seja, a mulher poderia cobiçar o homem da vizinha? Obviamente que não. Os apedrejamentos de mulheres adúlteras provam que não ...

O que esta redação demonstra, contudo, é que quem escreveu estas regras não era um Deus Eterno, Justo e Oniciente ... mas homens de uma certa época, condicionados por uma mentalidade altamente sexista, dentro de uma praxe social onde o papel da mulher era totalmente secundário, a ponto de ser esquecida/excluída dos mandamentos. Que eram destinados aos seres realmente importantes na sociedade (ou sejam os machos da espécie!)

Não nego o valor dos 10 Mandamentos como regulador de convivência social. É um documento muito sábio, mas foi escrito pelos homens.

Muitos outros dogmas eclesiásticos, do cristianismo e de outras religiões, tem seu fundamento não na Palavra Divina, mas em convenientes considerações políticas, quando não economicas.

------------------------
(*) vide wikipédia

.

8 comentários:

marianicebarth disse...

Fui convidada, há alguns anos, para um Bar Mitzvah e fiquei estarrecida ao ler no livro deles algo assim como "agradeço, Senhor, por isto, por isto e por aquilo e por não ter nascido mulher"... E a mulherada lá, lendo aquilo e achando normal. O que pensarão ela? "Sou mulher, Senhor, portanto impura" ou algo semelhante?

Anônimo disse...

Tenho que concordar plenamente com isto que foi colocado.

Quanto à sociedade machista, bem retratada até nos dogmas e mandamentos religiosos é uma lástima, mas a feminista ao excesso é ainda pior.

As mulheres talvez irão me cruxificar.

marianicebarth disse...

Não, primacaçula, eu penso exatamente assim. Não posso admitir o machismo e a degradação a que a mulher foi exposta durante tanto tempo, mas o oposto é uma idiotice muito grande. Entende-se que o feminismo gerou-se por uma revolta aos costumes e à submissão antigas, mas tudo o que é exagerado não pode dar certo.

Giuseppe disse...

Em realidade, não pretendia discutir as manifestações do machismo/feminismo. Para mim, o feminismo não passa de um "machismo" das mulheres (lá vem chumbo ...!!!)

A presença histórica do machismo nas religiões foi muito bem exposto em um livro (esgotado) que se chama "O cálice e a espada" e mostra a evolução das religiões (pré-históricas) femininas para as religiões (históricas) masculinas. E que perduram até hoje.

Pensem um pouco : porque os sacerdotes católicos só podem ser homens?

Anônimo disse...

Hoje na Igreja as mulheres dão comunhão, comentam o Evangelho nas missas ou até fora delas. Outro dia passei numa Igreja à tarde e assisti uma pregação do Evangelho feita por mulher.
Quem sabe daqui há algum tempo não teremos sacerdotisas?

marianicebarth disse...

Como toda luta revolucionária feminismo) contra uma posição prepotente há séculos estabelecida(machismo), há uma exacerbação, um exagero.
E nessa as mulheres perderam bastante, na minha opinião. A questão da "igualdade", por exemplo. As feministas pregavam a igualdade de direitos, mas não foram compreendidas pelos homens machistas.

Polemikos disse...

Amiga_Caçula. Sacerdotisas? Duvido muito ... mas, se acontecer, certamente, não será em nosso tempo!

Nice, segundo o livro que citei, a "luta" não é bem uma condição socio-histórica, mas sim uma luta "espiritual"

Turini

Anônimo disse...

Nunca se sabe como e quando as coisas acontecerão "NESTE MUNDO DE DEUS"!