segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

As Ilhas do Fim do Mundo.

.
Acabo de voltar de um cruzeiro à Patagonia. Sai de Buenos Aires e termina em Valparaiso, cidade-porto que serve Santiago do Chile.

Muitíssimo interessante, algo totalmente fora de nossa rotina do dia-a-dia.

Em resumo, passa por Montevideo, Puerto Madryn (com acento tônico no "Ma"), Falkland (ou Malvinas), Ushuaia, Punta Arenas, Puerto Chacabuco, Puerto Montt. Dou mais detalhes em seguida, se bem que alguns destes locais são tão pequenos que, a rigor, não dá para se adicionar muitos detalhes.

O navio passa pelo Cabo Horn, pelo Canal Beagle, pelo Estreito de Magalhães e pelos fiordes chilenos.

Pegamos bastante calor em Buenos Aires, Montevideo e Santiago. Em todos os outros lugares, frio varável, - mais frio ou menos frio - mas frio, sim, de "pleno" verão. Imagino como deve ser no inverno!!! Mesmo sendo verão, não pode deixar de levar bons agasalhos

Frequentemente, o frio fica bem mais sensível devido aos ventos fortes em alguns trechos da viagem. Trechos estes, vocês adivinharam, com mar agitado. Tudo isto faz parte para conhecer uma parte do mundo realmente pouquíssima conhecida, pelo menos para mim.

Quem tiver estômago "fraco", não vai poder dispensar, nestes trechos, as pilulas anti-enjôo distribuidas no navio (ou Dramin, se preferir levar na bagagem). Eu não precisei, dormi que nem nenem com o balanço do navio! Mas muita gente teve que recorrer as pilulas. E nem jantou!!!

Mas não é a viagem toda que tem mar agitado, só uns dois dias do itinerário total de 14 dias.
.

6 comentários:

Anônimo disse...

Meu irmão mais velho, O Flávio já fez este Cruzeiro há um tempo atrás. Eu me encanto apenas com as descrições, pois não acredito poder ir tão cedo!

marianicebarth disse...

Não é um pouco desolado demais? Sei que um cruzeiro oferece muitas distrações e nessa viagem talvez sejam bem recebidas.

marianicebarth disse...

Estou falando da Patagônia em si. Imagino que seja só gelo, embora magnífica a visão.

Polemikos disse...

Nice. Há muita comida, em restaurantes muito elegantes, há shows toda noite. Chegamos a pegar piscina durante uma boa parte da viagem.

Mas sim, a parte mais ao sul é muito pouco habitada ... tambem com o tipo, bem adverso, de condições climáticas da região, né?. Vou falar mais a este respeito.

marianicebarth disse...

Você VIVERIA lá? Cercado de gelo por todos os lados? Acho que eu não suportaria. Detesto calorão, mas "friozão" dói nos ossos...

Polemikos disse...

Curto e grosso ... definitivamente não!!!!

Gosto, de vez em quando, de ficar sozinho ... mas não de morar em um lugar onde simplesmente não há mais ninguém!!!