domingo, 15 de fevereiro de 2009

Nenhum vento lhe será favorável.

.
Se o homem não sabe a que porto se dirige,
nenhum vento lhe será favorável.
(Sêneca).
.
Assisti a um programa de televisão. alguns anos atras, e o apresentador perguntava a crianças pequenas "o que gostaria de ser quando crescer?"
Me impressionou um garoto de uns 5-6 anos, que respondeu de sopetão e com grande convicção :
.
"Eu vou ser médico"
.
Não eu gostaria de ser médico, nem eu quero ser médico, mas ... eu VOU ser médico.
.
---------------------------
Muita gente faz uma confusão danada com as funções mentais. Chamam de "inteligência" ao conjunto de funções psíquicas. Existem uma variedade de funções no chamado estado comum de vigília (ou seja estar acordado).
.
Uma delas, a mais consciente, é o pensamento ou raciocínio, o que, a rigor, os psicólogos definem estritamente como inteligência
.
A segunda delas, num nível de consciêntização menor, é o sentimento, a emocionalidade.
.
São funções distintas, não propriamente antagônicas, mas funcionam de forma diferente e são obviamente ligadas. Vocês já viram alguém conseguir pensar direito sob forte emoção?
.
O pensamento é lento e o raciocínio transcorre no tempo. As emoções, ao contrário, nos ligam ao mundo exterior de forma quase instantanea e praticamente simultanea as nossas percepções. (Já perceberam porque homens e mulheres são as vezes tão diferentes?)
.
Sabemos imediatamente se gostamos ou não de alguma coisa ou pessoa. Em compensação, sempre vamos precisar de algum tempo para saber se alguma coisa faz lógica!!
.
Existem funções borderline como a intuição que não chega a ser pensamento e tambem não é um sentimento, mas uma mescla dos dois.
--------------------------
.
E existe uma terceira função muito importante, mas que é tão integrada, tão embutida em nossa natureza que mal conseguimos nos destacar dela - e observá-la --- a tal ponto que a grande maioria não consegue se dar conta de sua existência nem reconhecê-la como uma realidade separada.
.
Esta função é a Vontade. Não o desejo ou ânsia de ter ou fazer alguma coisa, mas a postura de auto-determinação e de afirmação como Ser.
.
Assim como ter um Objetivo de Vida, não destes que a gente escreve após o Natal, mas aquilo que está encravado em nossas entranhas, no mais íntimo de nosso Ser, a nossa Missão neste Terra.
.
Aquilo que os psicólogos chamam de Ato Volitivo. Aquilo que aquele menino em toda sua candura manifestou tão claramente quando disse "Eu vou ser médico".
-------------------
.
O que você vai ser dentro de 5 ou 10 anos? E não pense que esta é uma pergunta fácil de responder!
.

7 comentários:

marianicebarth disse...

Turini, meus respeitos!
Você tocou num ponto nevrálgico e dificílimo, pelo menos para mim.
Não sei como responder à sua pergunta, não assim de pronto, vou ter de pensar a respeito.
E você? Consegue?
Há um pequeno-grande problema atrapalhando o caminho: o velho ditado "O futuro a Deus pertence". Mas, honestamente, penso que acreditar nisso sem tentar procurar o objetivo próprio do Alto Volitivo é uma bela de uma acomodação.
Esse texto seu mexeu comigo, sacudiu meu marasmo e fez meus olhos se arregalarem um pouquinho, minha respiração até se alterou e meu coração se descompassou.
Repito o que disse acima:
Meus respeitos!
E acrescento: Minha admiração!

Anônimo disse...

Como a Nice escreveu, aqui podemos divergir sem causarmos problemas a nós ou aos outros.
Não entendo muito desse assunto, mas acredito que a vontade está ligada ao querer alguma coisa, a um objetivo.

Quando o menino disse aquilo me pareceu mais ser uma intuição; não desejava, mas seria!Sua missão, tarefa, aqui na Terra... Algo que trazemos já em nossa programção cármica, instalada em nosso subconsciente. Estes são conceitos da "minha praia", isto é, daquilo que estudei e acredito.

Polemikos disse...

Nice :

Eu consegui uma vez na vida. Eu era bem mais moço, escrevi em um papel o que eu queria ser em 10 anos. E carreguei na minha carteira do bolso do paleto, por muito tempo, e funcionou ...

Agora, talvez eu não queira nada ou se esgotou o estoque para meus "pedidos" {risos}

Polemikos disse...

Amiga_Caçula. Aquilo que o menino fêz foi um pouco mais do que intuição. Talvez um ato de fé em si mesmo. Qualquer coisa assim dizendo : "Está em Mim de ser médico".

Polemikos disse...

Vou escrever algo sobre "o futuro a Deus pertence" e "programação cármica" .... que, no fundo, para mim, são a mesma coisa.

Anônimo disse...

"Está em mim ser médico" para mim significa uma intuição que está gravada em nós.
Este assunto é bastante extenso, abordado de várias formas dependendo do enfoque que lhe damos.
No que acredito, os acontecimentos principais da nossa vida, escolhidos muitas vezes por nós, estão em nossa "memória ASTRAL, poderíamos dizer" e surgem à tona como uma Intuição na vida presente.

Anônimo disse...

NÃO DEIXE QUE SE ESGOTE O ESTOQUE DE SEUS PEDIDOS, POR FAVOR!

Como disse você na época do Natal, falando em Papai Noel, não se permita deixar de sonhar, pois quando isso acontece, deixamos de viver!

O QUE É PARA VOCÊS, VIVER???