domingo, 1 de fevereiro de 2009

Sobre a Grande Tristeza ...

.
Pois é. O poema é, de fato, meu. Ou seja fui eu que o escrevi ... não copiei de ninguém nem fiz qualquer espécie de re-leitura.

Mas isto não quer dizer que sou eu no poema. Não totalmente, pelo menos.

O texto é de 2005. Tinha acabado de sair de uma crise de gota. Doloridas, até certo ponto incapacitantes e sob fortes antiinflamatórios, estas crises acabam me deixando um tanto deprimido. A maioria das pessoas tem estes altos e baixos mas estas crises realmente me afetam.

(A maioria dos adultos são condicionados a não dar vazão a estes altos-e-baixos, mas ao contrário, mostrar um exterior imperturbado, sempre bem humorado e não revelar aos outros um aspecto "bipolar" que é considerado uma enorme fraqueza de caráter.)

Aí, eu escreví sobre como seria - e como se sentiria - alguém realmente depressivo. Exacerbei meus sentimentos, dando-lhes uma feição um tanto melodramática ... e se o texto saiu depressivo, então consegui meu intuito.

-------------------------------

P.S. Acabo de sair de outra crise de gota .... e me lembrei do poema. Resolvi ressuscitar.
.

3 comentários:

marianicebarth disse...

Eu entendo tanto... Sou um pouquinho melancólica, às vezes. A pessoa solitária pensa que se basta sempre, que convive muito bem consigo mesma, mas talvez seja uma ilusão. Parece que estamos mais felizes e mais VIVOS quando em (boa) companhia. Essa companhia pode ser um ótimo livro, como Cem Anos de Solidão, que estou relendo. O Gabriel conta uma história como ninguém.
Quanto ao condicionamento estóico e fleugmático (o g caiu?), acho que só nas culturas anglo-germânicas... Por aqui, nós latinos já somos famosos por nossas maneira mais aberta de ser, não acha? E é tão bom poder ser autêntico, não precisar disfarçar nem esconder nossas alegrias ou nossas dores!

Anônimo disse...

Meu marido que o diga o que são crises de gota. Faz muito tempo que teve a última. Disse que pior que elas, só os cálculos renais.

Engraçado, Nice, você é uma pessoa solitária? Acredito ser a solidão realmente uma ilusão, pois nascemos para viver junto às pessoas.Tanto é verdade que até para virmos ao mundo na concepção, necessitamos da união de dois.

Acho bom podermos ser autênticos. Agora... aqueles que vivem se queixando de tudo... acabam sós.
Ainda bem que não é o nosso caso, não é mesmo?

marianicebarth disse...

Priminha, sou solitária, nunca sozinha. Significa que gosto da companhia das pessoas, adoro bater um bom papo, posso ser até entusiasta em relação a isso, mas confesso que não gosto de festas, nem de ouvir conversas fúteis. Quando sou obrigada pelas circunstâncias, não vejo a hora de sair... Tenho pensado que talvez seja falta de compaixão de minha parte.