segunda-feira, 23 de julho de 2007

Fé e Prosperidade

.

Recebo um folheto.

Que termina citando um versículo de São Mateus : "Tudo o que pedirdes em oração, credes e o obtereis".

Versículo que se tornou a pedra basilar da Teologia da Prosperidade.

Não quero ofender a fé de ninguém mas depois de tantas traduções e várias versões e adaptações, (passou do aramaico para o grego, depois para o latim, deste para o inglês e finalmente, nesta versão em particular, para o português), tomar ao pé da letra um determinado versículo pode ser temerário.

O versículo promete "tudo o que pedirdes".

Tudo? Toda e qualquer coisa? Incondicionalmente? Bens materiais, riqueza, fama, poder, amores ...? A qualquer título, com ou sem merecimento e com qualquer finalidade?

Não é ingenuidade acreditar que nossa fé possa submeter a Divindade a se transformar em um instrumento a serviço de nossas cobiças pessoais e da satisfação de nossos desejos mundanos?

Sim, a Fé nos é necessária. Ela é fundamental para nosso soerguimento enquanto seres humanos e garante nossa elevação dentro do Universo que nos cerca. Ela nos é necessária para levar avante e com sucesso nossos projetos e nossas tarefas. Mas ela certamente não é um "cheque em branco", nem basta ter Fé para ter direito a dar ordens aos Céus.

O que a Fé faz, é nos abrir os caminhos da Prosperidade. A Prosperidade Espiritual, não a prosperidade material. A prosperidade material não abre os portões do Paraíso e certamente, quando chegarmos na frente de São Pedro, ele não nos perguntará pelo nosso saldo bancário!

E por mais que se insista, a prosperidade neste mundo não é sinal que somos os escolhidos e que estamos automaticamente salvos. Quando muito é uma provação para testar nossa capacidade de sobrepujar nossos instintos mais recônditos e nossas ambições terrenas.

Sim, a Oração nos traz tudo o que realmente precisamos. A VERDADEIRA ORAÇÃO. A que é feita com Fervor, Reverência e Compaixão. A que procura nos levar mais perto da Essência Divina, não aquela que se preocupa em pedir por benesses e favores egocêntricos.
.

Um comentário:

irmãcaçula disse...

Que lindo e verdadeiro texto!
Gostaria de vê-lo publicado em jornais e revistas, quem sabe, levando sabedoria e iluminação à muitas mentes!
Essa pseudo-prosperidade é o prêmio que muitos lideres religiosos querem dar a seus fiéis.