segunda-feira, 23 de julho de 2007

Inteligência e atração

Quanto mais mulher jura gostar de homem erudito,
mais ela procura um tipo burro e bonito
Rita Lee em "Fonte da Juventude"

Uma amiga minha, algum tempo atras, me afirmava que achava homens inteligentes atraentes. Custa-me acreditar : para mim, a Inteligência não pode ter qualidades erotizantes.
.
Existe uma qualidade que eu poderia denominar de esperteza, uma forma de perspicácia mental, aguda, rápida e dirigida, que busca acima de tudo resultados pragmáticos e é encontrada tipicamente em vendedores, pessoas de sucesso financeiro ou prestigio, políticos, nouveaux riches, etc ... A esperteza - a inteligência dos resultados - pode ter ardorosos admiradores, sobretudo femininos ...
.
Sem querer parecer exageradamente sexista, o que a maioria das mulheres procura em um Príncipe Encantado, é um homem rico e poderoso (por definição, senão não seria um príncipe, certo?). Por exemplo, um Príncipe Encantado não precisa ter uma extraordinária sensibilidade artística, mas recursos suficientes para comprar palácios cheios de obras de arte.
.
As qualidades "masculinas" de ambição de riqueza e poder, estas são incontestavelmente qualidades erotizantes. Mas a Inteligência, enquanto qualidade básica de comunhão com o Universo, a Inteligência dos cientistas, filósofos, artistas, etc ... a que busca em profundidade e se liga aos mistérios da Natureza e do Espírito, esta Inteligência não pode ser algo "atraente".
.

4 comentários:

irmãcaçula disse...

Não acha que isso varia de mulher para mulher? Porque todas teriam de achar atraentes homens poderosos, ricos e tudo mais?
É bem diferente do que as mulheres sensíveis e inteligentes almejam na figura masculina.
Ocorre o mesmo com os homens em relação às mulheres. Para o meu marido, por exemplo, o charme feminino está totalmente ligado à inteligência, num sentido amplo.

marianicebarth disse...

Com toda a sua sensibilidade era de se esperar uma opinião diferente! Você quer saber o que as mulheres querem dos homens? As que querem dinheiro e poder não são as mulheres que um homem inteligente e sensível deve querer para si. Elas existem, mas não recomendo. A coisa mais erotizante num homem, além da inteligência que, para mim é fundamental, é a capacidade de olhar dentro dos olhos da mulher que ele já conquistou e manifestar o amor, o interesse verdadeiro e o carinho que sente por ela. Não há nada mais erotizante. Se os homens soubessem disso, não haveria casais infelizes.

marianicebarth disse...

É claro que um homem inteligente é muito mais atraente. Ele está na frente dos burrinhos. Mas se ele não for desprendido e sensível, as mulheres de verdade não vão se interessar.
Agora eu pergunto: porque os homens desejam as mulheres piores, as beldades más e sem coração? "Quem eu quero não me quer e quem me quer não tem valia"? São essas as que desejam o Principe Rico, o homem poderoso. As outras, as de verdade querem o Príncipe Encantador...

Polemikos disse...

AmigaCaçula e Nice. Sim, varia de mulher para mulher, concordo. Tambem varia de homem para homem.

Vou fazer o seguinte : vou expor, em um post separado, do meu ponto de vista, enquanto homem, o que eu acho que é "atraente" em uma mulher.