quinta-feira, 26 de julho de 2007

Sobre atração ...

.
Quando a gente conhece uma pessoa, é o aporte dos sentidos que funciona em primeiro lugar, o visual, o auditivo, até eventualmente o toque ... o resto vem mais tarde.

Ou seja, pondo em miúdos, a atração física é sempre o que vem em primeiro lugar. Não que seja o mais importante, vejam lá, mas é o que chega na frente. É algo bem primário, instintivo.

Como estamos a falar de uma condição homem-mulher, podemos chamar a atração, neste contexto, de atração "sexual". Nada a ver com atividades sexuais, apenas me refiro a atratividade natural entre os sexos.

Evidentemente, concordo plenamente que atração é algo muito relativo, varia muito de pessoa para pessoa. Mesmo nos homens. Contudo, existem instintos básicos que funcionam com muita força nesta área. Não se trata de beleza física cujos padrões tem mudado enormemente conforme a época, lugar ou classe social.

Trata-se de algo bastante mais primário e fundamental enraizado lá nos fundos de nossa estrutura arquetípica que trazemos dos primórdios da humanidade e que eram necessários para nossa sobrevivência.

O "ideal" da mulher para nossa antepassados era a boa parideira, a espécime que tinha uma estrutura física apropriada para gerar filhos fortes e saudáveis .... e que se caracterizavam por uma caixa pélvica de bom tamanho, manifestada por ancas grandes, e uma capacidade de amamentação adequada, caracterizada por seios profusos.

Até hoje, conservamos estes instintos. E estes indícios de boa parideira acabaram historicamente, se incorporando aos nossos padrões de beleza feminina e inevitavelmente, atraem os olhares masculinos. Homens mais elegantes, mais educados, civilizados enfim, podem não se virar á passagem de uma Jane Mainsfield ... mas vão notar, sim!! Não conseguem evitar, está no sangue!!!

Outra vez, não é uma questão de beleza física, mesmo porque o protótipo da boa parideira não é necessariamente um ideal sublime de beleza. Quando manifestado com acinte, pode até ser meio grotesco, quando não patentemente vulgar.

Mas que atrai os olhares dos homens, isto atrai. Mesmo porque o motor básico da atração no homem é a visão.

No fundo, as mulheres sabem disto. Tanto é verdade, que usam isto no modo como se vestem, em um decote discretamente revelador, uma saia no limite, um vestido que sugere as formas em vez de ensacá-las, etc. ... As mulheres podem dizer que não fazem intencionalmente, que seguem a moda, etc. .. mas quando uma mulher quer seduzir um homem, é assim que ela se veste.

Claro que não pode abusar do expediente sob pena de ser qualificada de profissional. {risos}

Dito isto, vou esclarecer algo que considero muito importante : não se procura ou começa um relacionamento baseado exclusivamente nesta atração primária.

O que vale para um relacionamento é inteligência, maturidade, experiência, cultura, compreensão, carinho, atenção, etc. Estas são as coisas fundamentais para um relacionamento humano digno e fecundo.
Mas estas coisas, convenhamos, são qualidades "invisíveis" nos primeiros contatos ou pelo menos, facilmente disfarçáveis. Somente são possíveis de descobrir após um certo convívio.

Mas para que haja um mínimo de convívio, é essencial que tenha havido de início uma mínimo de atração que leve as pessoas a se aproximarem.

-----------------------------------------
Existe indiscutivelmente um charme significativo na manifestação da inteligência feminina.

A inteligência feminina é diferente da inteligência masculina, ela é bem menos analítica mas ganha em abrangência. Alguém já viu algum homem ser capaz de fazer (ou pensar) duas coisas ao mesmo tempo? Mas a mulher consegue. Como faz isto, não faço a menor idéia, mas faz!!!

A mulher também utiliza em muito maior grau a intuição, para chegar no âmago e na verdade das coisas. Convenhamos que ela nem sempre é capaz, por raciocínio, explicar como chegou lá {risos} mas nem por isto, tem menos convicção ou honestidade em sua crença.

Esta forma de pensar pode ser comovente para alguns homens (entre os quais me incluo) e extremamente irritante para alguns outros, racionalistas empedernidos.

Outra faceta que cativa os homens é a capacidade da mulher de oferecer carinho e atenção. Talvez por ser mãe em primeiro lugar. Nenhum homem é capaz de competir com a mulher neste campo : o homem será sempre um pouco tosco ou ao contrário, tímido.

Se tem algo que consolida o relacionamento, são justamente estas qualidades. Não sei se podem, como tais, serem enquadradas como um elemento de "atração", mas certamente ajudam a manter a atração inicial, impedem que caia na rotina e até a enriquecem. Sem elas, o que se vê e é muito comum, o relacionamento se desgasta e acaba em desapontamento.

E finalmente, algo que fica evidente para mim, a medida que o tempo passa : as diferenças (secundárias) entre homem e mulher são as que menos importam ... são muito mais essenciais as características que eles (homens e mulheres) possuem em comum enquanto seres humanos!! Se são honestos, fieis, bons amigos, etc ... São estas qualidades que mantêm atraídos e amalgados dois seres

5 comentários:

marianicebarth disse...

Estou pensando do lado feminino. O que é a atração para as mulheres? É evidente que cada uma pensa de maneira diferente sobre isso. Acho que o visual também funciona. Cada uma tem na cabeça um ideal físico e todas olham para o bonito primeiro (Brad Pitt, Kevin Costner, Mel Gibson, Tom Cruiser, só para dar alguns exemplos), mas todas elas gostam mesmo é do Anthony Hopkins, por unanimidade, jovens, maduras e mais velhinhas... E no dia a dia, acaba vencendo o mais sensível, o mais inteligente, o mais carinhoso, o mais agradável, o mais fiel, o mais compreensivo e, se ainda por cima for bonito, algumas gostam...

Antônio disse...

Acho que essas considerações sobre atrações entre homens e mulheres deveria ser analisada também para o terceiro sexo. Pelos conhecimentos que tive são seres extremamente sensíveis, muito inteligentes, carinhosos, compreensivos, bons amigos, fiéis, etc. O que vocês acham?

marianicebarth disse...

Você está querendo dizer que os homens com essas qualidades maravilhosas só podem ser os gays?
Talvez você tenha razão, pois os machões não conseguem ser assim. Mas também não estamos falando aqui dos machões, mas dos Homens de verdade, os que não precisam provar nada...

Polemikos disse...

Não entendo bem a atração do terceiro (e quarto) sexo .... mas enfim,eles/elas têm o direito.

Contudo, não existe base para a afirmação que eles sejam mais sensíveis, inteligentes, etc ... É apenas uma lenda.

O que algumas pesquisas vieram a estabelecer é que são bem mais promíscuos (trocam de parceiros com mais frequencia), portanto esta história de serem mais amigos e fiéis não confere.

Anônimo disse...

Acho que dizer que os homosexuais são sensíveis, inteligentes, carinhosos seria generalizar. Acho que são como todas as outras pessoas com qualidades e defeitos. Lembra-se quando falamos das crianças portadoras da Síndrome de Down serem todas iguais em relação ao carinho? Isso é uma inverdade; cada um é um.