terça-feira, 12 de junho de 2007

Complemento a "Pedi a Deus"

É muito conhecido o lindo poema anonimo "Pedi a Deus"

Pedi forças e vigor e Deus me mandou dificuldades para me fazer forte
Pedi sabedoria e Deus me mandou problemas para resolver
Pedi prosperidade e Deus me deu energia e cérebro para trabalhar
Pedi coragem e Deus me mandou situações perigosas para superar
Pedi amor e Deus me mandou pessoas com problemas para eu ajudar
Pedi favores e Deus me mandouoportunidades
Não recebi nada do que queria
Recebi tudo o que precisava
-----------------------

E eu gostaria de acrescentar ....

Pedi Paz e Deus me mandou guerras
para que eu pudesse aprender a superar a dor e o sofrimento
e vencer a violência que reside em mim,
nas regiões mais sombrias do meu Ego.

6 comentários:

marianicebarth disse...

Turini, meu amigo. Todos temos regiões sombrias e alguma dose de violência, exceto, quem sabe, Gandhi e a Madre Thereza de Calcutá. E até eles, em algum momento. Pois se até Jesus perdeu a paciência e açoitou os vendilhões do Templo! A nós outros, resta aprender ao longo do caminho a dominar, ou pelo menos conter esses demônios que nos assombram.
Sabe que esses seus textos me despertam a curiosidade? Sinto um fragor de vulcão despertando, nessas "regiões sombrias do seu Ego"...

marianicebarth disse...

O Nelson disse que Gandhi não era "bonzinho" de maneira alguma, que o problema dele era excesso de testosterona... Mas ele venceu a dose de violência de suas "regiões sombrias", mas não seu gosto pelo sexo, com as sobrinhas (!), o que no oriente é considerado normal. E o quê de mais poderoso em agressividade embutida já houve do que a luta dele de "Não Violência" pela India? Só uma pessoa extremamente agressiva teria usado e ousado aquilo. E ele utilizava as técnicas de Yoga para controlar suas regiões sombrias.
Então só nos resta a Madre Thereza mesmo...
Aliás, você leu em Inteligência Emocional sobre a nossa amigdala igual à dos répteis? Ela está lá, nas profundezas do cérebro para nos ajudar, mas às vezes reagimos a uma provocação sob um impulso gerado por ela que nosso raciocínio posterior não aprova e até se envergonha. Afinal, somos apenas humanos... Devemos nos perdoar.

Polemikos disse...

Por que cargas d´agua temos (nós ocidentais) a mania de considerar as atividades sexuais de uma pessoa como pecados ou crimes bem mais sórdidos do que o assassinato. Se Gandhi tivesse empunhado uns rifles e matado uns tantos ingleses, ele seria bem menos recriminado do que praticar a sua Tantra Yoga, que nunca vai penetrar a mente de um ocidental!!

marianicebarth disse...

É verdade! Devemos isso ao machismo que imperou durante séculos no judaísmo e no cristianismo e que considerava a mulher a Tentação, A Pecadora, a prostituta, a que o homem, tão "santo", não poderia resistir.
Até aí, tudo bem, mas, com as sobrinhas? Ou você considera o incesto natural e normal?
Pois os árabes e os hindus consideram e quase sempre se casavam com "a filha do tio".

Anônimo disse...

Oi Turini, aqui é o Zecão do CAOS E ORDEM.
No dia 29 de maio ce publicou uns lindos versos com as fotos (lindas também) das gaivotas.
Depois veio uma enxurrada de textos sobre a violência, as injustiças sociais e quejandos.
Como sempre escrevo em meu blog, os OPOSTOS SEMPRE ESTão presentes em tudo o que conhecemos, assim temos a pobreza e a riqueza, a alegria e a dor, saúde e doença, frio e calor, dia e noite é só soltar a imaginação e vamos formando infinitos pares.
Aproveito este comentário para te fazer um pedido: escreva um texto contando as coisas comemoráveis que te aconteceram nos últimos dias.
digitou o Zecão

Polemikos disse...

Zecão, obrigado por me visitar. Concordo com você que tudo que a gente observa a nosso redor obedece sempre este ritmo dos opostos. E concordo que talvez tenha exagerado no enfoque sequencial sobre a violência : estava apenas recuperando uma série de textos sobre o assunto no lugar de deixá-los perdidos no meu computador. Existem mais ... mas acho uma boa sugestão e vou alterná-los com outros assuntos.