sábado, 9 de junho de 2007

Dos homens e dos animais ....

Assistia na TV a um programa denominado Wild Word - traduzido incorretamente como Mundo Selvagem (quando deveria ser Mundo Natural)

Fiquei matutando porque chamamos os animais de selvagens.

Nós os caçamos em safari e os matamos em arenas para nosso entretenimento; nós os enjaulamos em zoológicos e em nossas casas; nós os empalhamos para nossa decoração; nós os criamos para o abate, para usar seu couro ou seus chifres; nós os dissecamos e os sacrificamos em nossos laboratórios ou os enviamos ao espaço para morrer; e temos, ao longo dos séculos, conseguido extinguir, sem qualquer constrangimento, espécies e raças inteiras.

E são eles, os animais, que são selvagens?

3 comentários:

marianicebarth disse...

Novamente cito o livro de Mark Twain, O Estranho Misterioso, em que o anjo (pois era um anjo!) mostra exatamente isso ao menino, levando-o para ver in loco tudo isso. E ele chamava a atenção dos meninos, quando diziam que os homens estavam agindo "animalescamente" : "Não digam isso, não ofendam os animais, que são puros, porque não possuem o Senso Moral que vocês humanos carregam com tamanho e deplorável orgulho"...

irmãcaçula disse...

Infeliz ou felizmente gosto mais de animais "Irracionais" como são chamados. Realmente quem são selvagens? Uns ou outros?
Esse livro citado deve ser muito bom.

Polemikos disse...

Dizem os entendidos que nem todos os animais são desprovidos de capacidade racional, eles sómente não tem consciência.

Pela minha observação, alguns homens tambem não passam disto ...