terça-feira, 5 de junho de 2007

Dia do Meio Ambiente


Preâmbulo :
Tenho casa no litoral e tem matos à volta, a praia, o rio, etc ... mas não me sinto envolvido com a "natureza" : observo, olho, gosto da beleza natural da paisagem, os morros, o mar, meu senso estético funciona, não resta dúvida.

Até tenho bebedouros no jardim e fico admirado com os pássaros, inclusive um casal de pássaros vermelhos, mas vermelhos mesmo, brilhosos, lindos (me disseram que se chamam de tiês). Sua companhia me ajuda a pintar e esculpir.

Mas não consigo me "conectar" com a natureza. Sou filho de asfalto. Não gosto de caminhos de terra, de lama, menos ainda. Andar no mato me mete um pouco de medo de dia, de noite nem pensar!! Não caço, não pesco. Não planto nem colho.

Sou filho da Metrópole. Gosto de conforto, ar condicionado, carpete. Minha aventura é um livro ... ou um filme. Meu exercício é tênis ou tai-chi-chuan. Sim, ando na praia, também como exercício .... mas para me locomover, posso lhe assegurar que prefiro de longe um carro a andar a pé!

---------------------------------
Não entendo os pesadelos que os ecologistas sofrem com certas coisas. A qualidade do ar está piorando? Deve estar .... mas quer saber, acho que o ser humano que vive na metrópole, já se ajustou.

Se a ecologia é a ciência das relações dos seres vivos com seu ambiente, acho um erro crasso focar a ecologia humana apenas ou principalmente sobre a degradação do seu ambiente físico.

A ecologia "humana" deveria tentar sanar problemas dos meios social e cultural, que são o ambiente primordial do ser humano e cujos desacertos lhe fazem muito mais mal que os problemas do ar. Por exemplo, a crescente criminalidade, a exacerbada banalidade que grassa em nossos meios de comunicação, a pobreza crônica, o trânsito, a corrupção contínua e a irresponsabilidade na administração da coisa pública, a proliferação de igrejas que visam lucro, etc ...

Porque este é verdadeiramente o "ambiente" em que o homem vive, na metrópole .... e está bem mais deteriorado do que o ambiente físico, com o qual o homem, hoje, tem muito pouco contato.

Alias, imagino que se se resolvessem alguns problemas de educação, inclusive criar uma consciência social sobre o lucro irresponsável (que gera a ganância da exploração dos recursos naturais), imagino que a maioria dos problemas do ambiente físico já estariam resolvidos!!!

Um comentário:

marianicebarth disse...

Atualmente não mais se diz "Meio" Ambiente, mas apenas Ambiente, que é tudo ao seu redor, inclusive você mesmo! De você para fora, em círculos concêntricos, tudo, tudo, tudo é o Ambiente. Se eu me preocupar em viver da melhor maneira que puder, respeitando a mim mesma e cada centelha de vida ao meu redor, estarei respeitando o Ambiente. Se você também viver assim, você estará respeitando o Ambiente também. A palavra-chave é RESPEITO em relação a tudo e a cada vida. Tenho certeza de que você pratica isso.