sexta-feira, 15 de junho de 2007

O oasis no horizonte

Quando se é jovem, a vida se nos apresenta como um vasto e infinito horizonte, não se enxerga nem se imagina o fim. Já quando velho, apercebe-se que o passado transcorreu assustadoramente - e as vezes, estupidamente - depressa. Eu achava que os velhos mentiam quando sorriam...

Bom, os velhos podem sorrir porque são forçados a admitir que o fim vem : afinal, vêem, a cada dia com maior frequencia, amigos, parentes, artistas famosos, etc ... morrendo. Mas daí dizer que perderam a ilusão - ou melhor o sonho - que a sua própria vida não tem um infinito horizonte ... isto, é outra história.

Perder este sonho pode ser perigoso, pode tirar a vontade e a alegria de viver, degenerar numa perniciosa depressão e transformar o final de nossa vida em uma melancolica sala-de-espera. E pior, pode levar a desistir de seus objetivos sob a alegação de que já tem mais tempo para realizá-los.

A miragem de um oásis já ajudou muito viajante no deserto a continuar andando ... e se salvar no processo!

5 comentários:

marianicebarth disse...

Desta vez concordo com quase tudo, exceto com a depressão pela proximidade da despedida deste corpo. Acredito que quando o corpo começa a ficar velho, é mais ou menos como um carro que não queremos trocar porque ainda anda, embora tossindo e quase parando, sem saber que daqui a algum tempo, teremos uma Ferrari novinha nos esperando do outro lado (ou não, dependendo de nosso merecimento...).

Polemikos disse...

Não sei bem onde v. discorda : a depressão só vem de parar de viver .... não de saber que a morte se aproxima!

------
Minha concepção do lado de lá é de um mundo sem nada físico .... nem Ferraris e nem "pessoas" para dirigí-las.

Polemikos disse...

Mas você tem razão : o meu texto pode levar a este malentendido. Veja que mudei "ilusão" por "sonho"

marianicebarth disse...

A "Ferrari" a que me referi é um outro corpo, novinho em folha, para que reencarnemos. E é claro que é uma brincadeira, porque (outra brincadeira) eu prefiro um Jaguar... Acredito nisso (na reencarnação), 50%. Tenho muita dificuldade com a fé. Para mim, tudo é talvez, nesse assunto. Nada, jamais, 100%.

Polemikos disse...

Eu acredito na metempsicose, que é um pouco diferente da idéia popular de re-encarnação.

A alma transmigra para um outro corpo, uma outra personalidade, outra inteligência e emocionalidade. Em suma, em outro ser terreno ou individuo, completamente diferente do anterior. E que não se reconhce imediatamente com o anterior, como todo mundo sabe.