sexta-feira, 15 de junho de 2007

Projeto de vida ...


Sempre vale a pena fazer a seguinte contabilidade.

Estou hoje com 66 anos. Posso fazer uma estimativa de minha sobrevida, por exemplo, em um número razoável 80 anos. Não posso garantir, é claro. Mas não é improvável, não tenho nenhuma doença degenerativa, vivo bem, faço exercícios, tem histórico positivo na família, etc ... Mais ou menos uns 15 anos.

Posso não fazer tudo que um moço faz .... mas dá para fazer um bocado de coisas. Vamos verificar?

Se eu tiver um projeto qualquer, posso pensar assim : vou dedicar algumas horas, todo dia útil, durante umas 48 semanas por ano (descontando viagens, "férias", etc ...). Digamos 3 horas por dia. São 15 horas por semana, 720 por ano.... .Mais de 10.800 horas em quinze anos. É horas pacas, para usar uma expressão popular bem enfática! Dá para fazer um monte de coisas, aprender um instrumento, escrever vários livros, estudar um ou vários idiomas, pintar um acervo inteiro de obras, etc .... Mesmo que sejam 2 horas por dia, estamos ainda falando de 7.200 horas.

A única coisa que não podemos fazer é se entregar ao ócio e à preguiça. Ou exclusivamente a atividades de matar o tempo (ver televisão, jogar baralho, fazer palavras cruzadas, etc ...). Alias, sobre isto lí uma frase interessante do Machado de Assis : "Matamos o tempo .... e o tempo nos enterra." .


Está certo, mesmo que não matemos o tempo, o tempo nos enterrará do mesmo jeito {risos} .... mas pelo menos, teremos tido uma vida frutífera.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Turini, gostei muito deste seu texto.
Veio bem em um momento em que estou pensando em partir para diferentes veredas e suas palavras podem ser um bom empurrão.
Fiquei sabendo que estamos na mesma faixa etária - vou completar 65 no próximo mes de agosto - e sempre é bom trocar idéias e reflexões.
Tenho algumas literaturas que enfatizam que o ser humano deveria folgadamente passar dos 100 anos e esta é minha meta, desde que em boas condições de saúde.
No Brasil temos alguns exemplos, um deles é o escritor José da Silva Martins, que estava muito bem com mais de 100 anos, mas não consegui saber se ainda sobrevive, peço ajuda dos colegas internautas.
digitou o Zecão

marianicebarth disse...

Adorei o texto e é também o que pretendo fazer, mas sem contabilizar as horas. Talvez eu viva esse tanto de tempo, uns 15 anos. Estou me divertindo muito nesta nossa Praça de Blogs, comentando nos dos outros e escrevendo no meu. Um livro está começando a se formar em minha mente, quadros estão aparecendo em idéias aproveitáveis, livros e autores desconhecidos estão me acenando fortemente, visitas estão precisando ser feitas por mim a parentes e pessoas queridas, NY está lá para ser percorrida, Sydney e o resto da Austrália também me chamam, marido, netas, filhas, filhos e noras. Tudo isso e o céu também, vou ter de escolher? Ser-me-á permitido?
A única coisa que não faço é o malfadado exercício e, talvez, eu não chegue aos 15 por causa disso... Se eu for primeiro buscar a Ferrari, esperarei lá por todos vocês em meu carro novo.