sexta-feira, 1 de junho de 2007

Uma velha doença humana ...


A violência e a beligerância estão grandes, não resta dúvida, mas não creio que estejam particularmente aumentando : sempre existiram. Isto nos leva a reconhecer que lamentavelmente a Humanidade é tão "primitiva" hoje quanto sempre foi ao longo de sua História!!! Não é sem razão que Will Durant, o famoso historiador, afirmou : “ A história da Humanidade é a história de suas guerras”. E complementa : “ Houve apenas 268 anos sem guerra nos últimos 3.421.”

A violência é uma doença social, sim. E uma doença antiga que ainda perdura entre nós. Durante o Paleolítico e o Neolítico, a sobrevivência da Humanidade estava na mão dos caçadores. Por isto, foram tão venerados e seguidos. Os estudiosos referem que deve ter existido uma solidariedade ou união mística entre o caçador e o caça, a revelar um parentesco quase religioso com o mundo animal, que interpenetrou profundamente as sociedade humanas.

Isto continuou e as confrarias militares do início do período histórico, que (no dizer de Mircea Eliade, o grande estudioso das religiões) “se comportavam com relação às populações sedentárias que atacavam, como carniceiros que caçam, degolam e devoram os herbívoros das estepes”

A seqüência histórica se expandiu e integrou todos os níveis políticos da sociedade que, hoje, usando o poder despoticamente, mesmo disfarçando-o de “democracia”, decidem as guerras, as perseguições e as opressões, e em um modo mais moderno, mas não menos nefando, caçam e rapinam impunemente tanto quanto o Caçador da idade da pedra.

Nenhum comentário: